play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94.1FM

SEM-RJ participa de caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas
SEM-RJ participa de caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas

A Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ) participou, neste domingo (1º), da 7ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, realizada na Praia de Copacabana, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil.

O evento  faz parte das atividades dos 21 dias de ativismo da ONU em defesa da causa e foi realizado também  em 85 cidades no Brasil e no exterior,  entre elas Tokai (Japão), Dublin (Irlanda), Braga (Portugal) e Nova York.

- Nenhuma forma de violência contra mulheres e meninas deve ser tolerada. Temos trabalhado para promover políticas públicas efetivas que garantam mais segurança e proteção às mulheres. Neste mês, criamos o Observatório do Feminicídio, em parceria com a UFRJ, uma ferramenta que vai reunir dados da Segurança Pública, Saúde e Educação - disse a secretária do Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro a setembro deste ano, 77 mulheres foram vítimas de feminicídio. Embora o número represente uma redução de 5% no período em relação ao ano passado, ainda há muito a ser feito, principalmente porque as tentativas de feminicídio tiveram um aumento de 30%.

- O Observatório do Feminicídio vai auxiliar na coleta de dados para subsidiar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências - explica a superintendente de Enfrentamento às Violências, Giulia Luz.

Coordenado e presidido pela Secretaria de Estado da Mulher, o Observatório do Feminicídio foi implantado no último dia 25 de novembro, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação José Bonifácio (FUJB). De caráter multidisciplinar, a instância também visa gerar políticas públicas baseadas em evidências e inovação científica por meio da parceria com a área acadêmica.

 

0