play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94.1FM

G20 Social tem painel sobre igualdade de gênero no empreendedorismo
G20 Social tem painel sobre igualdade de gênero no empreendedorismo

A igualdade de gênero, prevista na ODS5, esteve presente nos debates do Conexão 2030 do G20 Social, que começou na quinta-feira (14), no Pier Mauá. O painel “Mulheres empreendedoras no contexto global: estratégias para o sucesso”, uma  parceria das Secretarias de Estado da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, trouxe um panorama e cases de sucesso. 

Voltado para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, o evento contou com palestras, visando orientar e inspirar empreendedoras que desejam expandir seus negócios para o mercado internacional. Além disso, foi montada a Feira Mulher+ Empreendedora.

- Trouxemos para este painel um debate fundamental para o fortalecimento da ODS5, que fala sobre a igualdade de gênero, com dados importantes da pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Mulher que traçou o perfil da mulher empreendedora no estado do Rio de Janeiro e também do Sebrae sobre o crescimento e as oportunidades da participação feminina no mercado internacional. Encerramos com a fala inspiradora de uma empreendedora com trajetória de sucesso com foco em sustentabilidade. A Secretaria da Mulher tem avançado, em parceria com outras secretarias e o órgãos do Governo do Estado, com ações que fortalecem e impulsionam mulheres para alcançarem sua autonomia econômica. - destacou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

O painel, trouxe a palestra "Negócios sem Fronteiras", conduzida por Miriam Ferraz, do Sebrae-RJ, com orientações sobre exportação, e um inspirador relato de Andréa Carvalho, cofundadora da empresa Papel Semente, que apresentou sua trajetória de sucesso com foco em sustentabilidade, além de um panorama do cenário atual feito pelas secretárias Heloisa Aguar e Fernanda Curdi.

Em sua fala, Heloisa Aguiar fez uma análise sobre a realidade das empreendedoras no estado do Rio de Janeiro:

- Uma pesquisa recém-lançada pela Secretaria de Estado da Mulher mostra que 49% das mulheres entrevistadas são as principais provedoras financeiras de seus lares; 78% são mães; 58% das empreendedoras estão na faixa dos 35 a 55 anos de idade; 38% têm ensino superior completo e 59% se autodeclaram negras. O estudo também revelou que a maior parte dessas mulheres (56%) tem rendimento médio inferior a R$ 3.200. Na Secretaria de Estado da Mulher, temos focado na qualificação profissional dessas mulheres, para que elas possam se preparar e dar o passo da internacionalização de seus negócios. - explicou.

Com essa ação, as secretarias reforçam seu compromisso com o desenvolvimento econômico e o empoderamento feminino no Estado do Rio de Janeiro.