Para celebrar o Mês Estadual da Mulher Empreendedora, a Secretaria de Estado da Mulher promove nos dias 6 e 7 de novembro, das 9h às 17h, a Semana Mulher + Empreendedora na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. O evento vai oferecer uma série de serviços gratuitos para quem deseja abrir um negócio ou que já empreende.
- Promover o empreendedorismo feminino é uma importante estratégia para que a mulher conquiste a sua autonomia econômica. Muito além de ações para combater a violência doméstica, a política pública para mulheres precisa criar oportunidades. Por meio dos programas e ações que a Secretaria da Mulher vem desenvolvendo, estamos incentivando o empreendedorismo e levando mais dignidade para as mulheres do estado do Rio de Janeiro - diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
A Semana Mulher + Empreendedora vai oferecer vários serviços, palestras e oficinas para fortalecer a cultura do empreendedorismo. Na Tenda da Autonomia Econômica, as mulheres poderão aprender a formalizar o seu negócio, entender como investir para crescer, acessar crédito, como precificar a mercadoria, criar loja online, entre outros assuntos. Nesse espaço, haverá atendimento por profissionais do Sebrae, Faetec, Agerio (agência de fomento a crédito do Governo do Estado), Instituto Besouro e Barkus. Para quem precisa de isenção e emitir documentos e certidões, a equipe da Fundação Leão XIII também estará a postos. E para as que estão procurando uma vaga no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda estará no local com o balcão de emprego.
A equipe de Autonomia Econômica da Secretaria de Estado da Mulher estará no evento informando sobre os projetos que criam oportunidades para as mulheres, como o Vamos Juntas, Elo de Liderança, Oficina Primeiros Passos, Mulheres na Escola e o Selo Empresa Amiga da Mulher.
Já na Tenda de Autocuidado, uma série de serviços estarão disponíveis como massagem, trancista, esmaltação, maquiagem e oficina de turbante. Para quem precisa realizar mamografia e ultrassom, a Secretaria de Estado de Saúde vai disponibilizar exames no Mamógrafo Móvel. As senhas para atendimento serão distribuídas a partir das 8h30 e são limitadas à capacidade de atendimento.
Além de todos os serviços, não faltará animação. O palco do evento terá uma programação especial com palestras, bate-papos e shows. Na quarta-feira (06/11), às 12h, Mulheres da Pequena África; às 16h, Samba que elas querem. Na quinta-feira (07/11), às 12h, Só Damas; e às 16h, Marcelle Britto encerra o evento.
A Feira Mulher + Empreendedora também promete agitar o evento, com expositoras apresentando seus produtos e incentivando quem já está empreendendo.
O evento é realizado pela JBFM, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e parceria das secretarias estaduais de Saúde, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Faetec, Fundação Leão XIII, Cedae, Agerio, Sebrae, Instituto Besouro, Barkus e Prefeitura de Duque de Caxias.
Mês Estadual da Mulher Empreendedora
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é comemorado em 19 de novembro, data instituída pelas Nações Unidas (ONU). No Brasil, a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino foi criada pelo Governo Federal com o objetivo de promover a troca de experiências e a educação empreendedora entre mulheres. No Rio de Janeiro, a Alerj aprovou a Lei nº 2108/2023, de autoria da deputada Tia Ju, que inclui no calendário oficial do estado o mês de novembro como Mês Estadual da Mulher Empreendedora.
Rio de Janeiro é o estado com a maior porcentagem de empreendedoras no país
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, até o 4º trimestre de 2023, o Rio de Janeiro é o estado com maior proporção de empreendedoras: 38,4% dos empreendimentos são liderados por mulheres (a média nacional é de 34%).
Ainda segundo a pesquisa do Sebrae, o estado do Rio tem mais de 964 mil empreendedoras (9,5% do total do país), ficando atrás apenas de São Paulo, com mais de 2,4 milhões (24%).