A Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizaram, nesta sexta-feira (24), no Palácio Guanabara, a formatura de 166 mulheres pelo Programa Pronatec Mulheres Mil. Nesta primeira turma, há mulheres de seis municípios fluminenses. Outras 188 mulheres receberam uma moção honrosa pela participação no programa, já que elas se formam no fim de junho.
- Cada vez que entregamos um certificado de conclusão de curso, uma vida se transforma, a vida de uma família se transforma, e a sociedade também ganha com isso. Parabéns a todas vocês, porque é um motivo de muita alegria para a Secretaria estadual da Mulher e a Faetec fazer a política pública chegar na ponta, atuando para a inserção das mulheres no mundo do trabalho – disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
Uma das formandas que teve a vida modificada pelo Mulheres Mil foi a moradora de Duque de Caxias Noemi Pereira, de 37 anos. Após 20 anos em situação de violência doméstica, o curso de assistente de logística trouxe um recomeço não só para a vida profissional, mas também para a pessoal. Por meio da rede de apoio com as colegas de turma, ela redescobriu a amizade.
- Eu me casei muito nova e passei por um relacionamento abusivo, em que eu não podia estudar, não podia trabalhar, nem ter convívio com outras pessoas. Fui amparada pela Lei Maria da Penha e pelas minhas colegas da Faetec, que me acolheram, me entenderam, e foi muito bom fazer amizades. Há muito tempo, eu não tinha isso. Agora, concluí o meu curso, sabendo que tenho o direito de ser feliz e de buscar meu sonho, que é cada vez mais me capacitar para entrar no mercado de trabalho com competência e ser uma profissional de sucesso – disse Noemi.
Já Patrícia Germano, de 28 anos, contou que o curso de Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem proporcionou uma capacitação integral:
- Aprendi também sobre postura e ética no trabalho. Com certeza, entrei uma pessoa e saio mais madura e preparada para o mercado. De agora em diante, quero buscar ainda mais me consolidar, ser independente, ajudar a minha família, com a convicção de que posso somar com os meus conhecimentos.
Além da turma que se formou nesta sexta-feira, outras duas turmas estão em andamento, somando 642 mulheres inscritas em sete cursos em diferentes áreas, em 35 cidades do estado (Mangaratiba, Arraial do Cabo, Búzios, Cachoeiras de Macacu, Iguaba, Itaperuna, Itatiaia, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Mendes, Tanguá, Teresópolis, Três Rios, Valença, Barra do Piraí, Resende, São Pedro da Aldeia, Itaboraí, Belford Roxo, Angra dos Reis, Areal, Cabo Frio, Duque de Caxias, Japeri, Laje do Muriaé, Magé, Mangaratiba, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Queimados, Rio das Ostras, Silva Jardim e Rio de Janeiro).
- Esse é mais um programa da nossa instituição pelo qual eu tenho muito carinho, pois ele representa uma chance de recomeçar. Parabenizo a todas as mulheres que estão se formando e construindo um futuro melhor para suas famílias. Agradeço a todos que vieram prestigiar nossas alunas e agradeço ainda aos servidores da Faetec, especialmente aos que atuam diretamente no Programa Mulheres Mil. Vocês fazem parte dessa formação, que é um divisor de águas na vida de tantas mulheres - declarou a presidente da Faetec, Caroline Alves.
Os cursos oferecidos são: Recepcionista; Agente de recepção e reservas em meio de hospedagem; Assistente de Recursos Humanos; Assistente de logística; Operador de computador; Assistente administrativo; e Operador de editoração eletrônica.
Mulheres Mil
O Mulheres Mil foi criado pelo Ministério da Educação com a finalidade de unir a educação ao trabalho, oferecendo qualificação profissional para mulheres a partir de 16 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência, moradoras de locais com infraestrutura deficitária ou privadas de liberdade. O acesso aos cursos acontece por meio dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs e CIAMs) ou outros órgãos de políticas para mulheres, que encaminham as alunas para as unidades da Faetec. As alunas recebem, durante toda a formação, uma bolsa para auxílio transporte e alimentação.