O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Patrulha Maria da Penha, atua durante o show da Rainha do Pop, neste sábado (04/05), em quatro pontos de apoio nas saídas do metrô, em Copacabana. A partir de 17h, serão distribuídas 25 mil ventarolas, com orientações da campanha “NÃO É NÃO! Respeite a decisão” e o QRCode para baixar o aplicativo Rede Mulher.
- Temos iniciativas de combate à violência contra as mulheres permanentemente. Em um evento deste porte, não poderiam faltar as ações. O informativo distribuído traz o alerta de que assédio é crime e orientações para as mulheres sobre como podem agir se forem vítimas - diz o governador Cláudio Castro.
A ação acontece nas ruas Princesa Isabel, Ronald de Carvalho, Figueiredo de Magalhães e Sá Ferreira. O material conterá também informações sobre o aplicativo Rede Mulher, que conta com um botão de emergência e pode ser baixado gratuitamente. Ao ser acionado, esse recurso faz uma ligação direta com a Central 190, da Polícia Militar, que já é informada de que se trata de uma ocorrência envolvendo uma mulher e envia a localização da vítima em tempo real.
- Mais uma vez estamos com esta campanha nas ruas, dessa vez em um show histórico de uma das cantoras mais importantes do mundo pop. Nossa mensagem é clara: não serão tolerados casos de assédio e importunação - destaca a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
Equipes da Patrulha Maria da Penha também estarão de prontidão para acolhimento, orientação e encaminhamento, caso haja vítimas de assédio durante o evento.
- Esse é mais um esforço do Governo do Rio para que as mulheres se sintam seguras. Vamos reforçar o combate à violência contra a mulher e estaremos em quatro pontos para informar sobre a rede de proteção do Estado e, sobretudo, orientar e divulgar o aplicativo Rede Mulher. Nosso objetivo é que as mulheres curtam de forma livre, sem medo e sem assédio - afirma a Major Bianca Neves, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.