1° de março - A Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços (SEDEICS) divulgam, nesta quinta-feira (29/02), a lista das empresas fluminenses selecionadas para receber o Selo Empresa Amiga da Mulher. O certificado estadual será concedido a 32 empresas aprovadas, um reconhecimento que indica a contribuição da organização com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher no estado do Rio de Janeiro.
-Essa certificação, além de reconhecer as empresas que já cumprem o papel de acolher e apoiar a mulher, é um incentivo para que outras busquem melhorar suas políticas voltadas às mulheres - disse a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar.
O edital para certificação da “Empresa Amiga da Mulher” determina que sejam observados diversos aspectos, listados em 12 requisitos, incluindo o ambiente de trabalho da empresa, que deve prezar pela saúde, integridade física, emocional e pela dignidade da mulher. Questões como a acessibilidade e condições adequadas de trabalho para as mulheres com deficiência também são avaliadas.
-Ao certificar as organizações que implementam políticas e práticas voltadas à promoção e defesa dos direitos da mulher, este selo não apenas destaca as empresas com responsabilidade social corporativa, mas também estimula outras a seguir o mesmo caminho. Além disso, fortalece a posição das mulheres no mercado de trabalho, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária – afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços, Vinicius Farah.
O selo foi classificado em três categorias: Bronze (empresas que atingiram acima de 50% dos requisitos solicitados), Prata (mais de 70% dos requisitos) e Ouro (acima de 90%). Quinze organizações enquadraram-se na categoria Ouro, nove entraram na categoria Prata, e oito vão receber o selo na categoria Bronze.
Durante o processo, as empresas precisaram comprovar que divulgam, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência contra a mulher. Das 36 empresas que se inscreveram, 32 foram aprovadas.
Também foi preciso apresentar uma carta de compromisso com planejamento de ações, projetos e programas, bem como convênios, parcerias com órgãos ou empresas públicas ou privadas, entidades filantrópicas e associações que visem à qualificação profissional, a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho e na sociedade.
Selo Empresa Amiga da Mulher
Criado por meio da Lei nº 9173, o Selo Empresa Amiga da Mulher será conferido anualmente às empresas fluminenses. Uma comissão avalia os documentos encaminhados, para concessão do selo nas categorias. O objetivo é que, a cada ano, mais empresas participem e que as certificadas este ano aprimorem seus mecanismos e ações de proteção à mulher.
A comissão julgadora foi composta por representantes da SEM-RJ e da SEDEICS. Este ano, integraram o júri: a superintendente de Autonomia Econômica da Mulher, Karoline Mendes; a coordenadora de Qualificação Profissional e Acesso à Educação da Secretaria de Estado da Mulher, Rejane Ribeiro; a subsecretária de Projetos Estratégicos da SEDEICS, Fernanda Curdi; e a superintendente da SEDEICS, Andrea Crocano.
Confira a lista das empresas
Categoria Ouro
- 99 Tecnologia Ltda
- Agile Corp Serviços Especializados Ltda
- Cartório Quinze
- Cedae
- Comercial Milano Brasil Ltda
- Conexão Talento
- Eletrobras Estabelecimentos Unificados
- Enel Distribuição Rio
- Espaço Empreender Mulher
- ESPM
- Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
- Naturgy
- Papel Semente
- Shanty Lingerie
- Tim Brasil S.A
Categoria Prata
- Agência NDC
- Arena Copacabana
- Arena Ipanema
- Arena Leme
- CRECI – RJ
- Experta Media Comunicação LTDA
- McDonald´s Buzios
- Transporte Excelsior
- YDUQS
Categoria Bronze
- CCFARM__SPA
- Huawei
- Humano
- Pion G Plus
- Propulsão Consultoria
- Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin
- Serviços de Petróleo Constellation S.A
- Volkswagen Caminhões e Ônibus