As torcidas do Maracanã se uniram pelo Outubro Rosa. No palco
emblemático do estádio, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio
das Secretarias de Estado de Saúde, da Mulher, da Mulher e da
Superintendência de Desportos do Estado (Suderj), promoveu uma ação
neste domingo, durante o jogo do Flamengo e Vasco, pelo Brasileirão,
visando à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e o
combate à violência contra a mulher. A iniciativa fez parte da campanha
“Outubro Rosa: prevenção é sempre o melhor remédio”. Estavam presentes
ao evento o governador Claudio Castro, a primeira-dama do estado do Rio
de Janeiro, Analine Castro; a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar, e o
coordenador da área técnica da Saúde das Mulheres da Secretaria de
Saúde, Antônio Braga.
“Viemos participar da Campanha Outubro Rosa, de conscientização contra o
câncer de mama. O público do Maracanã é mais masculino, mas é importante
alertar que a conscientização é para todos. É importante levar
informação não só para as mulheres, mas para toda a família”,
alertou a primeira-dama.
No intervalo da partida, os organizadores distribuíram ventarolas sobre
a campanha ao público. Na torcida, 40 mulheres que estão em tratamento
contra o câncer de mama e integrantes de movimentos de apoio à causa,
como a Amigas do Peito, participaram da ação.
A secretária de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Heloisa Aguiar,
falou do comprometimento e a força feminina do governo na luta contra a
violência de gênero, destacando a importância da campanha #ELAPODE no
esporte e a sinergia com o movimento Outubro Rosa para promover o
autocuidado entre as mulheres.
“É a força feminina do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o
movimento #ELAPODE, de combate à violência contra a mulher no esporte e
que hoje traz a campanha Outubro Rosa aqui para o Maracanã, com uma
mensagem de autocuidado. Porque autocuidado também é empoderamento”,
enfatizou.
O coordenador da área técnica da Saúde das Mulheres, Antônio Braga,
enfatizou a importância dos exames preventivos.
"O grande jogo que nós não podemos perder é o jogo pela vida, o jogo pela saúde. Chamamos este mês de Outubro Rosa, para lembrarmos a todas as mulheres sobre a importância de fazer a mamografia. Se você tem entre 50 e 69 anos de idade, procure a unidade básica de saúde mais próxima e agende sua mamografia".
A Polícia Militar também participou da campanha com o Batalhão
Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) e a Patrulha Maria da
Penha, que escalaram o efetivo feminino para atuar no policiamento de
campo e promover ações de conscientização no entorno do estádio.
Já a Polícia Civil disponibilizou uma policial da Delegacia de
Atendimento à Mulher (DEAM) para atendimento exclusivo de mulheres
vítimas de violência no juizado do torcedor. O RioSolidario, instituição
parceira do Governo do Estado, também apoiou a iniciativa.
No Brasil, fora os casos de tumores não melanoma, o câncer de mama é o
mais incidente em mulheres de todas as regiões, com as taxas mais altas
no Sul e no Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados
73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de
41,89 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022). A boa notícia é que o
tumor é vencido, em aproximadamente 90% dos casos, quando descoberto nos
estágios iniciais.

Outubro Rosa
O mês de outubro é reconhecido em todo mundo como um mês marcado por
ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Desde os anos 90, as atividades ligadas ao tema são denominadas de
Outubro Rosa. O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo
internacional usado por empresas e organizações na luta e prevenção do
câncer de mama.
A campanha tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de
mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a
conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos
serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da
mortalidade.