Arrivederci: Charles Leclerc pode acionar cláusula para deixar a Ferrari

Segundo jornal italiano, Monegasco estaria com problemas em relação ao futuro da escuderia
O jornal italiano "Corriere della Serra" revelou que Charles Leclerc, piloto titular da escuderia Ferrari, estaria cogitando acionar uma cláusula de seu contrato para poder deixar a equipe italiana.
Segundo o veículo, caso monegasco decidisse acionar a cláusula, seria liberado de seu contrato (que vai até 2029) com a escuderia, se ele não a considerasse competitiva sob as novas regras da próxima temporada.
Além disso, o clima interno da Ferrari não seria dos melhores, visto que Lewis Hamilton tem se desentendido com os engenheiros da equipe e a efetividade da liderança de Fred Vasseur esteja sendo questionada.
Mesmo com a equipe de Maranello tendo vivenciado um salto de desempenho nas últimas duas corridas, indo do quarto lugar para a vice-liderança do campeonato de construtores da F1, a Ferrari ainda não encontrou a constância necessária para o tamanho de sua equipe, nem para a atual temporada nem para 2026.
O jornal também teria especulado que das dez equipes do grid atual apenas duas seriam possibilidades para Leclerc: a Mercedes e a Aston Martin.
A primeira ainda não renovou o contrato de George Russell, que se encerra neste ano, e avalia seriamente uma possível extensão do contrato do britânico, na casa dos 30 milhões de dólares (R$ 166 milhões).
Já a Aston Martin poderá contar com Fernando Alonso e Lance Stroll até o próximo ano, mas o bicampeão já admitiu que só vai ficar além de 2026 se a escuderia oferecer um carro que tenha um bom desempenho, especialmente com a chegada de Adrian Newey.
A próxima temporada será decisiva, visto que o campeonato terá a introdução dos novos carros e motores da F1, além da alteração de algumas regras. A expectativa é aumentar a disputa entre as equipes - que terão uma 11ª rival, a Cadillac - e modernizar ainda mais os monopostos.
Atualmente em quinto no campeonato de pilotos, Charles Leclerc acumula vitórias na F1 desde que saiu da Sauber para a Ferrari em 2019, menos em 2023. Sua última vitória foi no GP dos Estados Unidos do ano passado, temporada vencida por Max Verstappen e onde Leclerc foi o terceiro.
Por Enzo Anselmo