Governo realiza operação contra núcleo financeiro de facção criminosa

O Governo do Estado realizou uma grande operação para desarticular o núcleo financeiro da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, responsável por lavar mais de R$ 250 milhões. A ação foi conduzida por delegacias especializadas, com mandados cumpridos no Rio e em São Paulo.
Ao todo, 35 contas bancárias foram bloqueadas. O esquema utilizava pessoas físicas e empresas para ocultar dinheiro oriundo do tráfico de drogas e da compra de armas.
As investigações apontam Philip Gregório da Silva, conhecido como “Professor”, como figura central na engrenagem financeira da facção. Ele organizava eventos como o “Baile da Escolinha”, usados tanto para captação de recursos quanto para domínio cultural em comunidades. Philip morreu no último domingo.
A influenciadora digital Vivi Noronha, esposa do MC Poze, também está sendo investigada. Ela teria recebido recursos ilícitos por meio de “laranjas”. Um restaurante próximo ao local do baile e uma produtora de eventos são citados como pontos usados para lavagem de dinheiro.
A apuração ainda revelou ligações com um segurança pessoal de um chefe do tráfico e um operador financeiro procurado pelo FBI, suspeito de envolvimento com a Al-Qaeda.