Produtora de Teresópolis se torna primeira certificadora de mudas de lúpulo no Brasil

Produtora de Teresópolis se torna primeira certificadora de mudas de lúpulo no Brasil
a

O Viveiro Ninkasi, de Teresópolis, Capital Nacional do Lúpulo, deu mais um passo para colocar o município e o país em destaque no cenário da agricultura cervejeira, se tornando o primeiro certificador de mudas de lúpulo no Brasil.

A empresa conseguiu obter junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária o Certificado de Credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas – “Certificador de Produção Própria”. Isso significa que o viveiro tem autorização para avaliar e atestar quais mudas atendem aos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação de sementes e mudas. Uma vez certificadas, o produtor poderá comercializá-las com o certificado acompanhando a nota fiscal de venda.

O lúpulo é uma planta trepadeira usada na fabricação de cerveja para dar aroma, sabor e amargor à bebida, além de atuar como conservante natural. A planta também tem propriedades terapêuticas, sendo usado no tratamento de problemas hepáticos e digestivos.

 Por isso, é insumo de grande valor não apenas para a indústria cervejeira, mas também para a farmacêutica e a de refinamento do álcool. Conhecido como “ouro verde”, o lúpulo é a matriz agrícola de maior valor agregado do mundo, chegando a ultrapassar os R$ 300 reais por quilo do produto fresco.