De sapatos novos: Corrida de Ímola terá nova gama de pneus disponíveis

De sapatos novos: Corrida de Ímola terá nova gama de pneus disponíveis
De sapatos novos: Corrida de Ímola terá nova gama de pneus disponíveis

Novo composto foi testado no fim da última temporada, mas fará sua estreia oficial neste fim de semana

O GP da Emilia-Romagna, sétima corrida da atual temporada da Fórmula 1, que vai acontecer entre sexta-feira (16) e domingo (18), irá trazer uma novidade neste fim de semana.

Será a primeira vez que a Pirelli, empresa responsável por fornecer os pneus para a categoria, vai disponibilizar os chamados pneus ultramacios C6. A nova gama já havia sido testada nas corridas de pós-temporada no ano passado, mas irá fazer sua estreia oficial na famosa corrida de Ímola.

Ao que tudo indica, o uso dos novos compostos na etapa da Emilia-Romagna só será obrigatório durante a classificação de sábado, deixando as equipes livres para usar o pneu nos treinos livres e na corrida caso elas desejarem.

O composto inédito é a opção mais macia do catálogo da Pirelli, e foi introduzida nesta temporada para permitir que as escuderias possam ampliar suas possibilidades estratégicas. 

Neste fim de semana, os pneus escolhidos para a primeira corrida italiana da temporada serão: C4 (duro), C5 (médio) e C6 (macio) — o  composto mais suave disponibilizado para qualquer corrida da atual temporada. 

Os pneus utilizados em pista seca existiam em apenas três categorias até então: duros (na cor branca), médios (amarelos) e macios (vermelhos). Mas essa diferenciação só é usada para auxiliar o entendimento dos fãs em relação à estratégia, visto que até a última temporada havia cinco os tipos de pneus disponíveis: C1, C2, C3, C4 e C5. Existem também os compostos intermediários (verdes) e de chuva forte (azuis), que são colocados apenas quando a pista está molhada.

Vale lembrar também que, a cada corrida, a Pirelli escolhe três entre os seis tipos de pneus para serem utilizados durante uma prova: um como pneu duro, outro como médio e o terceiro como macio.

Segundo a fornecedora italiana, o Grande Prêmio de Ímola foi escolhido como local de estreia para a nova gama de pneus por três motivos. 

O primeiro é o baixo desgaste dos pneus quando comparado com outras pistas. O segundo é que, graças a pista ser estreita e ter poucas opções de ultrapassagem, isso irá proporcionar uma corrida mais emocionante e com diferentes opções de estratégia. O terceiro é último é porque a Pirelli deseja colher dados na pista, visando melhorar a seleção dos compostos no futuro.

Por Enzo Anselmo