Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) amplia a oferta de testes rápidos para diagnóstico precoce de Hepatites Virais

Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) amplia a oferta de testes rápidos para diagnóstico precoce de Hepatites Virais
a
Saúde

Quanto antes iniciado o tratamento, menor o risco de evolução para cirrose hepática e câncer de fígado

Para reduzir a taxa de mortalidade por hepatites virais, hoje a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas do mundo, a Gerência de Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) alerta sobre a importância de ampliar a oferta de testes rápidos para diagnóstico precoce da doença. Quanto antes iniciado o tratamento, menor o risco de evolução para cirrose hepática e câncer de fígado. Segundo dados do último Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, de 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 168.175 (23,4%) são referentes aos casos de hepatite A; 264.640 (36,8%) aos de hepatite B; 279.872 (38,9%) aos de hepatite C; e 4.259 (0,6%) aos de hepatite D. 

“O objetivo é eliminar as hepatites virais até 2030, com 90% dos portadores de hepatite C diagnosticados e 80% tratados com medicamentos oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS), que levam a mais de 95% de cura da infecção viral”, explica o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

Confira na íntegra -> https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2023/06/secretaria-de-estado-de-saude-ses-rj-amplia-a-oferta-de-testes-rapidos-para-diagnostico-precoce-de-hepatites-virais