De volta ao topo: Franco Colapinto retorna para vaga titular na Fórmula 1

Piloto argentino irá substituir Jack Doohan na Alpine, que será administrada por Flávio Briatore
O argentino Franco Colapinto está de volta ao posto de piloto titular de uma equipe de Fórmula 1, cargo que ocupou entre os GP´s de Monza até Abu Dhabi na temporada do ano passado.
O anúncio foi feito na madrugada desta quarta-feira (07/05), pela equipe Alpine, que assinou com a escuderia ainda no início de janeiro de 2025. Isso aconteceu depois de Colapinto não ter tido seu contrato renovado pela Williams no fim de 2024, com a equipe inglesa tendo dado preferência pela contratação de Carlos Sainz Jr.
O argentino vai estrear na Alpine do mesmo jeito que fez na Williams: como piloto reserva vindo para substituir o piloto titular que vinha de resultados insatisfatórios seguidos.
Na Williams, ele entrou no lugar de Logan Sargeant, antes do GP de Monza; agora, vai estrear pela escuderia francesa em mais uma corrida na Itália, desta vez em Ímola, substituindo o australiano Jack Doohan.
A prova, que vai acontecer no dia 18 de maio, não será a única da qual o piloto teve a participação confirmada, com Colapinto estando como titular certo da Alpine para os GP´s de Mônaco, Espanha, Canadá e Áustria. Ao final dessas corridas, o desempenho do mais novo companheiro de equipe de Pierre Gasly será avaliado e seu destino dentro da escuderia será decidido.
A substituição de Doohan por Colapinto vem na esteira de uma mudança radical dentro da Alpine, que tem um novo chefe de equipe, ainda que interinamente: o italiano Flavio Briatore. Ele vem para ocupar o cargo do britânico Oliver Oakes, que assumiu o comando do time francês em agosto do ano passado e anunciou sua renúncia à posição na tarde de ontem (06/05).
Briatore retornou à Fórmula 1 em 2024, tendo sido contratado como consultor pela escuderia francesa, mesmo estando banido da categoria a quase 16 anos, devido ao escândalo do Singapuragate, quando a Alpine ainda era chamada de equipe Renault.
Na ocasião, Briatore teria orquestrado uma batida de Nelson Piquet Jr. em Marina Bay (Singapura), para garantir uma vitória de Fernando Alonso, que na época corria pela Renault.
Isso fez com que Felipe Massa acabasse perdendo a liderança da prova, além de pontos que fizeram falta na briga pelo título contra Lewis Hamilton. Na época, o britânico foi campeão mundial, e hoje Massa luta na justiça para poder reaver o título de 2008.
No entanto, mesmo tendo sido banido da Fórmula 1 em 2009, Briatore recorreu e teve a penalização derrubada pelo Tribunal de Grandes Instâncias de Paris, junto do diretor-técnico Pat Symonds, que seria suspenso por 5 anos.
Por Enzo Anselmo