Legado centenário: Anton Karl Biedermann será homenageado pela Federação Gaúcha de Esportes Aquáticos

Legado centenário: Anton Karl Biedermann será homenageado pela Federação Gaúcha de Esportes Aquáticos
Legado centenário: Anton Karl Biedermann será homenageado pela Federação Gaúcha de Esportes Aquáticos

O atleta será destaque do Campeonato Brasileiro de Natação Master, em maio, em Porto Alegre

O nadador gaúcho Anton Karl Biedermann, que há 82 anos compete  Grêmio Náutico União (GNU), segue provando que o esporte é para todas as idades. Isso porque, mesmo tendo completado 100 anos, ele segue vestindo as cores de seu clube e quebrando recordes, servindo de inspiração para as novas gerações. 

A sua dedicação tão longeva para o esporte irá lhe render uma homenagem em um evento que marca o Troféu Anton Karl Biedermann no Campeonato Brasileiro de Natação Master, na próxima terça-feira (01/04). 

A ocasião foi idealizada pelo presidente da Federação Gaúcha de Esportes Aquáticos (FGDA), Toshio Tadano. Segundo ele: "Essa homenagem é o tipo de coisa que não dá para deixar para amanhã. O Anton foi votado pelo Brasil inteiro como o nadador destaque da categoria master de todas as idades, ele é um destaque da natação brasileira".

Um mês depois do evento, as piscinas do Grêmio União irão receber a abertura do campeonato, que terá a presença de mais de 700 atletas do Brasil todo, com idades que variam dos 21 aos 100 anos. Anton é um dos poucos nadadores que competem na categoria 100+, visto que até 2024 ele nadava na categoria de 95 a 99 anos, quando quebrou dois recordes mundiais. 

O mais impressionante deles foi o recorde mundial nos 50 metros costas na categoria 100+, onde ele cravou o tempo de 1m9s. A prova fazia parte do Campeonato Estadual Master de Inverno e foi disputada na piscina olímpica do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul.