Batendo na rede: João Fonseca é eliminado do Miami 1000 depois de virada de rival

Brasileiro perdeu para o 11º melhor do mundo, que não deixou de o elogiar, junto da atmosfera criada pelos torcedores de Fonseca
O tenista carioca João Fonseca foi eliminado do torneio Miami 1000 nesta segunda-feira (24/03), depois de enfrentar o australiano Alex De Minaur.
Em partida válida pela fase 32 do torneio americano, Fonseca caiu de pé contra o 11º melhor do mundo atualmente, que virou a partida contra o brasileiro, que perdeu a partida por 2 sets a 1. Com parciais de 7/5, 5/ e 3/6, o jogo durou 2h31min, e encerrou aquela que foi, até agora, a melhor fase da carreira do brasileiro.
Foi a primeira vez que o carioca chegou à terceira rodada de um torneio de nível Masters 1000, resultado que o permitiu dar um pequeno salto no ranking, indo do 60º para o 58º lugar. Já De Minaur também subiu de posição graças à vitória contra João, indo do 11º para o 10º lugar da classificação mundial.
O jogo começou com Fonseca recebendo a bola, visto que De Minaur é líder em devoluções na ATP, e pretendia forçar uma quebra do australiano. O plano não deu certo inicialmente, mas o brasileiro continuou forçando os erros do adversário, empatando o primeiro set três vezes, até que conseguiu quebrar o set e venceu De Minaur por 7 a 5.
No segundo set, o australiano saltou na frente e abriu 3 games a 0, aproveitando o “apagão” de João, que voltou com tudo e conseguiu empatar o segundo set em 3 games a 3, o que fez a torcida vibrar tanto que o juiz precisou pedir silêncio. A partida continuou acirrada, com direito a uma defesa incrível do australiano que garantiu seu game e também a João Fonseca perdendo seu tênis no meio de um break point, trapalhada que custou para o carioca um game e o 2º set.
No terceiro set, Fonseca mudou sua postura na quadra e obteve uma quebra logo no início, se valendo de uma dupla falta do rival e uma bola fora, confirmando o serviço com dois aces seguidos. Depois disso, De Minaur pareceu despertar, empatou e reverteu o placar, fechou dois games seguidos, deixando o terceiro set em 4/2, o que facilitou seu caminho para a vitória por 6/3.
Entrevistado depois da vitória, o australiano foi questionado sobre o desempenho de João Fonseca, e De Minaur não poupou elogios. “Acho que ele tem um talento incrível. Tem ‘poder de fogo’ dos dois lados, um saque incrível. É um jogador super perigoso, que joga com muita confiança. No fim das contas sempre será um jogo muito duro contra ele. Ainda é jovem e só vai melhorar, e vai dificultar para a gente cada vez mais. Estou ansioso para ter mais duelos contra ele. Vai ser divertido”.
Por Enzo Anselmo