Indo com tudo: João Fonseca avança para quartas de final no Challenger de Phoenix

Brasileiro irá enfrentar Hugo Gaston, número 93 no ranking mundial
O tenista carioca João Fonseca superou mais um obstáculo no caminho para o título do Challenger 175 de Phoenix, depois de derrotar o alemão Jan-Lennard Struff.
Depois de um atraso de quase uma hora devido a uma forte chuva que caiu na capital do Arizona, Fonseca entrou em quadra motivado, abrindo uma vantagem devido a uma quebra de saque logo no início do primeiro game. Embora Struff tenha reagido e até pontuado no terceiro game, o carioca realizou mais uma quebra e desestabilizou seu adversário, que depois de uma série de erros, viu João fechar o set, que durou apenas 25 minutos, em 6/1.
No segundo set, Struff voltou mais atento, e soube se aproveitar das falhas do carioca, que cometeu duas 'duplas faltas' no terceiro game, o que concedeu ao alemão uma quebra de saque. João até demonstrou alguma reação, conseguindo empatar o set, mas o alemão se impôs e fechou o segundo set em 6/4.
No último set, João soltou a mão e abriu uma vantagem de 3 games a 0, realizando mais quebras de saque. Struff até conseguiu fazer Fonseca suar, ganhando 3 games, mas o brasileiro confirmou sua superioridade, encerrando o set com uma parcial de 6/3.
Em entrevista concedida depois da partida, João ressaltou a dificuldade de jogar com temperaturas de até 10°C no Arizona, mas agradeceu o 'calor humano' recebido da torcida fora da quadra. "Foi difícil manter o foco, estava muito frio, com muito vento, mas a torcida brasileira ajudou nisso no terceiro set. Consegui me manter aquecido e isso foi muito importante. Agora vamos sentar com meu time para avaliar a estratégia pela frente", declarou o carioca.
Com a vitória sobre o quadragésimo-sexto melhor do mundo, Fonseca avança para as quartas de final, onde enfrenta o francês Hugo Gaston. Ele é atualmente o 93º colocado no ranking mundial, e assim como foi com o russo Pavel Kotov e Jan-Lennard Struff, será a primeira vez que Gaston e Fonseca irão se enfrentar em um torneio.
Atualmente o melhor tenista do Brasil, João ocupa a 80ª posição no ranking mundial, e irá ganhar 175 pontos na classificação caso vença o torneio. O carioca está usando a competição para se preparar para o Masters 1000 de Miami, que começa no dia 19 de março.
A partida entre Fonseca e Gaston irá acontecer nesta sexta-feira (14/03), às 23 horas da noite, e poderá ser acompanhada no Sportv 3 (TV fechada) e Challenger TV (streaming), às 23h (de Brasília).
Por Enzo Anselmo