"Vou provar que está errado": Gabriel Bortoleto rebate críticas de Helmut Marko

Consultor da RBR desdenha das capacidades de piloto brasileiro: "Não tem velocidade"
Se Gabriel Bortoletto esperava que as críticas ao seu desempenho viessem depois de algumas corridas da temporada, ele com certeza foi surpreendido pelas palavras de Helmut Marko.
Isso porque, na última segunda-feira (10/03), o consultor da RBR, voz experiente e muito respeitada no paddock, classificou o paulista como um “piloto B”. O austríaco fez essa declaração durante sua participação no programa “Sport und Talk aus dem Hangar-7", da “Servus TV”, rede de comunicação alemã.
No programa, Marko deveria classificar os seis novatos que entram na Fórmula 1 este ano (Liam Lawson, Kimi Antonelli, Jack Doohan, Gabriel Bortoleto, Oliver Bearman e Isack Hadjar) em 3 categorias: A, futuras estrelas; B, pilotos que devem se manter no grid por um bom tempo; e C, para aqueles que devem deixar a F1 em um curto período.
Quando mencionou o mais novo piloto da Sauber, Marko o colocou dentro da categoria B, embora tenha elogiado a inteligência e a consistência do brasileiro. Segundo a declaração de Marko: “[Bortoleto] é um piloto muito inteligente, ganhou a Fórmula 3, mas com apenas uma vitória e se manteve longe de problemas, parecido com a Fórmula 2, ganhou duas provas. Ele é o piloto que leva o carro até a chegada, é bom em termos de estratégia e conservação dos pneus, mas eu não acho que ele tem aquela velocidade pura” - declarou o consultor.
Vale lembrar que Gabriel Bortoleto venceu a fórmula 3 e 2 de forma consecutiva, e chega para seu début carregando o peso de ser o 1º brasileiro na Fórmula 1 desde a saída de Felipe Massa em 2018. Ele chega na categoria junto de seus rivais na Fórmula 2 do ano passado, Oliver Bearman e Isack Hadjar, este último tendo disputado com Bortoleto o título da categoria até o fim da temporada de 2024.
Em preparação para o primeiro Grande Prêmio do ano, em Melbourne, na Austrália, o brasileiro foi questionado nesta quinta-feira (13/03) sobre as declarações de Marko. Sua resposta foi simples e direta: “Eu não me importo. Eu vi isso e amo desafios. Escutar isso de Helmut, é um cara que colocou muitos talentos na Fórmula 1 e muitos errados também. Então, dá para ver que acerta e erra e espero conseguir provar que ele está errado desta vez. Mas nada do que eu diga agora na imprensa vai mudar sua percepção, apenas meus resultados na pista. Tenho certeza de que vou provar que está errado em algum momento e espero que admita quando eu fizer isso. Por agora, vou apenas focar em fazer meu trabalho e melhorar e fazer o melhor possível. Tenho orgulho do que fiz nas categorias de base e venci a F2 e F3 contra pilotos da Red Bull, então, que bom para mim.”
A temporada de Fórmula 1 volta a partir desta sexta-feira (14/03), com os treinos livres. A primeira corrida do ano irá ocorrer no circuito de Melbourne, na Austrália, a partir da 1 hora da madrugada do domingo (16/03).
Reportagem por Enzo Anselmo