Prévia do campeonato: Testes de pré-temporada agitam mundo do automobilismo
Equipes começam a se preparar para os três dias de atividades que irão influenciar nos últimos detalhes a serem acertados antes do começo oficial
Os testes de pré-temporada da Fórmula 1, que acontecerão entre os dias 26 a 28 de março (quarta a sexta-feira), no circuito de Sakhir, no Bahrein, estão próximos de seu início. Todos os dias serão divididos em duas sessões: a primeira começa às 4h (horário de Brasília) e termina às 8h. Depois de um intervalo de uma hora, a segunda sessão se inicia às 9h e segue até às 13h.
Todos os vinte pilotos das dez equipes do grid participam dos testes, com os pilotos reservas também podendo ser colocados para pilotar, caso isso seja desejo das equipes. No entanto, as escuderias podem colocar só um piloto de cada vez na pista, o que torna a participação dos dois pilotos titulares da equipe algo não obrigatório - ainda que seja incomum uma equipe escolher usar um piloto durante toda a quarta-feira e outro por toda a quinta-feira.
Uma vantagem dos testes de pré-temporada é que não existe um limite quanto ao número de voltas ou de quilometragem para as equipes, que podem ficar na pista o quanto quiserem. Esses testes têm como objetivo permitir que tanto os pilotos quanto as equipes estejam habituados e saibam os reais efeitos dos componentes dos carros desenvolvidos para a temporada.
Vale lembrar que, durante os testes, é permitido às equipes testarem todos os possíveis cenários que imaginarem, o que faz com que as voltas mais rápidas das sessões não sejam definidoras sobre como será o ano. Na verdade, os próprios testes de pré-temporada como forma de aumentar a confiança das equipes foi posta em cheque por James Vowles, chefe da Williams.
O engenheiro britânico expressou sua opinião no evento ‘F1 75 Live’ em Londres na semana passada, onde afirmou: “Não acho que ninguém sairá do Bahrein com confiança. E isso é ótimo. É o que queremos no esporte. Não posso prever quem vai vencer o campeonato ou como o pelotão intermediário vai estar. É isso que eu quero do esporte. Obviamente, o que fizemos até agora foi apenas um shakedown em Silverstone e não dá para tirar conclusões disso.”
Nesta terça-feira (25/02) a Sauber anunciou sua escalação para as sessões, com Gabriel Bortoletto no volante todos os dias, durante a tarde nos testes de quarta e quinta-feira, e pela manhã na sexta-feira. Bortoletto ainda vai dar entrevistas na pista na quarta-feira, e na sexta-feira irá participar da coletiva de imprensa oficial da pré-temporada.
Essa será a primeira sessão - oficial - do piloto de 19 anos em um carro de F1, que já havia feito testes em antigos monopostos da Sauber há algumas semanas. O atual campeão da Fórmula 2 será o primeiro piloto do Brasil no grid desde 2017.
Por Enzo Anselmo