Entrando para a história: Guilherme Caribé bate recorde de Cesar Cielo

Nadador baiano nadou 50 jardas em menos de 19 segundos em prova universitária nos Estados Unidos. Ele já havia quebrado um recorde antes
A noite da última quarta-feira (19/02) foi histórica para o nadador baiano Guilherme Caribé, que nadava em uma competição universitária, competindo pela Universidade do Tennessee, sua Alma Mater.
Ele terminou na terceira colocação da prova das 50 jardas livre da Conferência, com o tempo de 18s42, 5 segundos a menos do que Cesar Cielo fez em 2008, na época em que ele treinava nos Estados Unidos.
As competições universitárias tem uma grande importância nos Estados Unidos, e tem a participação de diversos atletas tanto da seleção americana quanto de outros países. A diferença é que as competições são disputadas em piscinas de jardas, que tem medidas diferentes das utilizadas nas Olimpíadas, que são em metros.
O vencedor da prova disputada por Caribé foi o Caymanian Jordan Crocks, que é bicampeão mundial dos 50m livre, e o responsável por ganhar a primeira medalha de qualquer cor e a primeira medalha de ouro para as Ilhas Cayman
Guilherme Caribé é um dos principais destaques do cenário nacional da natação atualmente, tendo conquistado em dezembro do ano passado duas medalhas no Campeonato Mundial em piscina curta, nos 50m e 100m livre. Durante as Olimpíadas de Paris, terminou as semifinais dos 100m livres em décimo lugar, estando perto de uma vaga na final.
Ainda em 2024, Caribé havia ganhado destaque nas provas que disputou pela Universidade onde estuda, no Tennessse. Ele ainda conseguiu bater, nos Campeonatos Universitários, o recorde de 100 jardas de Cesar Cielo, com o tempo de 40s55.
Por Enzo Anselmo