"Cumpri meu propósito": Maya Gabeira anuncia aposentadoria

"Cumpri meu propósito": Maya Gabeira anuncia aposentadoria
capa

Surfista de ondas gigantes encerra trajetória marcada por recordes e superação de lesões

Uma era se encerrou no esporte na última segunda-feira (20/01), quando a surfista Maya Gabeira, pioneira no surfe de ondas gigantes, anunciou nas redes sociais que irá se aposentar. Na publicação, Maya agradece a todos os que a apoiaram e que sente que já cumpriu seu propósito.

A carioca começou sua carreira com 17 anos de idade, quando se mudou para o Havaí para poder se dedicar de modo mais sério a sua carreira como surfista. Referência em ondas gigantes, ela foi pioneira na categoria tanto no cenário nacional quanto internacional, que anteriormente era dominado por homens.

Recordista, é dela o título de maior onda surfada por uma mulher, feito que foi alcançado em 2020, depois de ter descido exatos 22,4m em Nazaré, Portugal. Dois anos antes, Maya já havia entrado pro Guinness Book, por surfar uma onda menor, de 20,7m, com o livro dos recordes tendo que criar uma categoria só para mulheres. Ela também conquistou quatro vezes o prêmio de melhor performance feminina, entre os anos de 2007 e 2010. 

No vídeo de despedida, além de agradecer, a surfista relembrou do momento mais difícil de sua carreira, a queda na Praia do Norte, também em Nazaré. Isso aconteceu enquanto Maya tentava superar o recorde mundial do surfista havaiano Garrett McNamara, tendo que ser reanimada por socorristas.

Todo o legado de Maya, atualmente com 37 anos, está sendo divulgado e imortalizado no documentário “Maya and the Wave”, que estreou em 2024. Dirigido por Stephanie Johnes, o longa conta a carreira da carioca, ressaltando obstáculos superados dentro de um esporte não apenas competitivo como extremamente masculino. 

Responsável não apenas por popularizar a vila de Nazaré tanto no cenário esportivo quanto no turístico, Maya Gabeira também revolucionou a indústria do surfe. Graças ao pioneirismo da carioca, foram criadas categorias exclusivamente femininas em campeonatos de ondas gigantes, dentre outras conquistas.

Por Enzo Anselmo