Crueldade Olímpica: Adestradora britânica recebe suspensão por chicotear cavalo

Tricampeã olímpica já havia sido afastada de modo prévio por seis meses e ficará sem competir até julho de 2025
A amazona e adestradora britânica Charlotte Dujardin, que detém três medalhas de ouro olímpicas por adestramento, está suspensa das competições, por chicotear um cavalo. O caso foi registrado em um vídeo gravado a quatro anos atrás, mas só veio à tona no mês de julho deste ano.
No vídeo, a amazona é vista chicoteando as pernas de um cavalo inúmeras vezes, o que causou um escândalo no mundo esportivo, fazendo Charlotte desistir de participar das Olimpíadas de Paris 2024 às vésperas dos jogos. Desde o dia 23 de julho, ela teve de ficar provisoriamente afastada, quando as investigações conduzidas pela Federação Equestre Internacional (FEI) ainda estavam em andamento.
Após a conclusão do julgamento, a FEI divulgou a punição da atleta nesta última quinta-feira (05/12). A Federação decidiu que além de cumprir uma suspensão até julho de 2025, Charlotte também deverá pagar uma multa de 10 mil francos suíços (cerca de 68 mil reais)
A atleta de 39 anos se disse profundamente envergonhada do acontecido, e disse que aquele acontecimento não faz parte do seu normal. Charlotte já conquistou seis medalhas olímpicas em sua carreira, três delas de ouro, com os seus melhores resultados sendo alcançados em Londres em 2012 (individual e equipes) e levou um ouro no Rio de Janeiro em 2016 (individual). Ela também faturou uma medalha de prata no Rio (equipes) e duas de bronze (equipe e individual) nos jogos de Tóquio em 2020.
Por Enzo Anselmo