Governo do Estado trabalhará com o Ministério da Justiça para reduzir a entrada de fuzis e retomar territórios no Rio

O Rio de Janeiro terá apoio tecnológico e de inteligência do Governo Federal para combater a entrada de armas ilegais e recuperar territórios dominados por facções criminosas.
O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, após reunião com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, no Centro Integrado de Comando e Controle. O objetivo do Ministério da Justiça é trabalhar de maneira integrada com o Rio para apresentar resultados de curto, médio e longo prazo.
Com a proximidade da realização da Cúpula do G20, o Governo Federal deve decretar uma GLO - Operação de Garantia de Lei e da Ordem, para a organização do esquema de segurança do evento que reunirá as principais economias do mundo no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro.
O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos, explicou que a GLO já é uma regra nesses grandes eventos porque o país anfitrião do evento tem a responsabilidade de garantir a segurança. A Operação de Garantia de Lei e da Ordem é executada pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, a partir de ordem assinada pelo presidente da República.