Casa G20 recebe seminário sobre representatividade feminina na política

A participação política das mulheres no Rio de Janeiro é uma das mais baixas no cenário nacional. Pesquisa recém-publicada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal, com dados do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, mostrou que enquanto, no Brasil, mulheres foram eleitas para 16% das vagas nas casas legislativas municipais no último pleito, no Rio, esse índice foi de 9,1%.
Para discutir esse e outros desafios na política no território fluminense, a Secretaria de Estado da Mulher, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-RJ), promoveu, na Casa G20, em Ipanema, um seminário sobre a representatividade feminina na política.
O evento reuniu gestoras, conselheiras, pesquisadoras e servidoras públicas que defendem a causa. De acordo com a secretária de Estado da Mulher e presidente do CEDIM-RJ, Heloisa Aguiar, o objetivo do encontro foi criar um espaço de debate sobre a representatividade política das mulheres e sobre como reduzir as desigualdades entre homens e mulheres nesse campo. A ideia é criar estratégias que fortaleçam a presença feminina no cenário político do Estado, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.