Governo do Estado inicia Semana Acolhedora

Projeto visa integrar assistidos pelo programa Hotel Acolhedor à sociedade
Não basta apenas acolher. É preciso dar à população em situação de rua uma oportunidade de virar o jogo. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a UERJ, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (IOERJ), ONG Segunda Chance e Grupo de Teatro Fábrica da Cultura, dará início, nesta segunda-feira (25), à Semana Acolhedora, nas unidades do Hotel Acolhedor no Centro e no Catete, na Zona Sul do Rio.
A ideia é criar nos hotéis, de segunda a sexta, atividades que façam com que esse público tenha acesso à cultura, saúde e educação. Após essa semana, será iniciado um curso ministrado pela UERJ para que os abrigados voltem a estudar e tenham a oportunidade de seguir para uma capacitação profissional e, assim, retornarem ou ingressarem no mercado de trabalho.
- É muito importante dar oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Eles terão acessos a vários serviços, como saúde, documentação, atividades culturais. Isso faz com que eles se sintam mais integrados ao meio em que vivem - disse Rosangela Gomes, secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O Hotel Acolhedor é um dos programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Lançado em agosto de 2021, abriga a população adulta em situação de rua ou vulnerabilidade, fornecendo pernoite, alimentação (janta e café da manhã), banho e kit higiene. Atualmente, as duas unidades em funcionamento têm capacidade para receber até 300 hóspedes.
As ações da Semana Acolhedora serão sempre às 20h, tendo em vista que os hotéis começam a operar às 19h. Serão propostas atividades que estimulem a socialização e integração entre os hóspedes. O trabalho será finalizado com um diagnóstico da situação educacional dos frequentadores dos hotéis, para avaliar a melhor forma de retornarem aos estudos ou ingressarem em programas de capacitação profissional. Haverá ainda a entrega da Biblioteca que funcionará no local para uso coletivo, com livros doados pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
- A Semana Acolhedora é um projeto que faz parte da oferta de serviços para a população em situação de rua. Queremos fornecer meios de o cidadão adquirir autonomia e, com isso, novos projetos de vida - explicou Letícia Guimarães, superintendente de Proteção Social Especial da secretaria.
Os hotéis são localizados na Rua 20 de Abril, 12, Centro, e Rua Pedro Américo, 173, Catete.
Serviço:
Segunda-feira (25/09)
- Corte de cabelo
- NAC (acesso à documentação básica)
- Palestra: Promoção ao acesso aos direitos fundamentais
Terça-feira (26/09)
- Roda de conversa com a ONG Segunda Chance
Quarta-feira (27/09)
- Apresentação do "Faixa para Jesus"
Quinta-feira (28/09)
- Workshop do Programa Empoderadas
Sexta-feira (29/09)
- Inauguração da Biblioteca e espaço de leitura
- Apresentação do grupo teatral "Fábrica da Cultura"