Adeus ao Amigão: Morre jornalista esportivo Paulo Soares, aos 63 anos

Adeus ao Amigão: Morre jornalista esportivo Paulo Soares, aos 63 anos
Adeus ao Amigão: Morre jornalista esportivo Paulo Soares, aos 63 anos

 

Dupla do jornalista Antero Greco, “Amigão” fez história no meio esportivo apresentando programas e comentando competições esportivas

Faleceu nesta segunda-feira (29/09) o jornalista Paulo Soares, o “Amigão”, na cidade de São Paulo, aos 63 anos, que atuou como narrador e jornalista esportivo em rádios e emissoras de TV como SBT, Record, Cultura e Gazeta.

A morte foi anunciada pelo jornalista Alex Tseng, colega de longa data de Paulo Soares do canal esportivo pago ESPN, que confirmou oficialmente a morte pouco depois.

Soares iniciou sua carreira na rádio Ararense, aos 15 anos, veículo de Araras, no interior de São Paulo, mas só ganhou seu icônico apelido de “Amigão da Galera” no período em que trabalhou na Rádio Record, em São Paulo, nos anos 1990.

Seu trabalho mais conhecido foi seu período como apresentador do programa Sportscenter, da ESPN, onde formou parceria com o jornalista Antero Greco, que faleceu em maio do ano passado, devido a um câncer no cérebro.

Conhecido por seu estilo irreverente e divertido, ele liderou o programa ao lado de Greco por mais de 20 anos, desde 2001, além de ter comandado os programas Linha de Passe, Bola da Vez, Futebol no Mundo e Dueto.

Soares também atuou na cobertura de 11 Copas do Mundo, nove Olimpíadas e duas Copas das Confederações, e ficou conhecido por seu famoso bordão “my friend”.

Bordão pelo qual foi homenageado e saudado pelo companheiro de profissão Leonardo Bertozzi, que os usou para se despedir dele: “Amigão, my friend. Do sorriso fácil. Da risada gostosa. Cem! Cem! Cem vezes te diria o quanto foi especial conhecer um ser humano tão doce, gentil, generoso. Te amo, do fundo do coração. Obrigado por tudo. Do seu Amiguinho”, escreveu em suas redes sociais.

O jornalista Alex Tseng, que foi quem anunciou sua morte, foi também o primeiro da emissora a prestar homenagens ao "Amigão" em suas redes: “Descanse, Paulo. Você lutou bravamente. Ficam as lembranças, longas conversas, risadas… Gratidão por tudo nesses quase 40 anos de amizade”, disse.

Quem também homenageou o jornalista foi o narrador Galvão Bueno, da TV Bandeirantes e ex-Globo, que afirmou que "a TV esportiva está mais pobre hoje".

"Morre o jornalista e apresentador de esportes Paulo Soares, o Amigão!! Ele e Antero Greco juntos eram ótimos. Agora, também se foi!! Em alguma dimensão o reencontro vai acontecer e a resenha será ótima!! !! Vai com Deus, Amigão!!", disse Galvão.

O apresentador enfrentava problemas de saúde há anos, incluindo uma condição na coluna, e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos, no hospital Sírio-Libanês, onde vivia com a esposa Marlene.

O velório de Paulo Soares acontecerá entre 13h às 17h, desta segunda, em São Paulo.

Por Enzo Anselmo