Estreando com tudo: Naná Silva debuta em torneio profissional tênis com vitória de virada

Estreando com tudo: Naná Silva debuta em torneio profissional tênis com vitória de virada
fsdf

Promessa de 15 anos salta mais de 400 posições com triunfo em seu primeiro torneio de nível WTA da carreira

A jovem tenista Nauhany “Naná” Silva, de apenas 15 anos, escreveu um capítulo marcante em sua carreira na última segunda-feira (08/09), ao vencer sua primeira partida em um torneio da WTA.

Na estreia do SP Open, em São Paulo, Naná superou a compatriota Carolina Meligeni, de 29 anos, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (0), 6/2 e 6/0, garantindo vaga nas oitavas de final do WTA 250.

O duelo, que reuniu gerações distintas do tênis brasileiro, foi decidido em quase duas horas, com a adolescente paulista mostrando maturidade e agressividade para virar o jogo.

Naná, atual 1206ª do ranking mundial, enfrentará agora a argentina Solana Sierra, número 82 do mundo e segunda cabeça de chave do torneio.

A vitória deve impulsionar a jovem cerca de 420 posições no ranking, marcando um ponto de virada em sua trajetória.

Convidada pela organização para a chave principal, Naná não escondeu a emoção: “Desde pequeninha jogo nessas quadras, então está sendo muito especial. Passar da primeira rodada de um WTA, no meu primeiro torneio, eu não estava imaginando. No segundo set, consegui ser mais agressiva. Meu treinador disse para ficar no jogo, ganhando ou perdendo. É tudo primeira vez para mim.”

O confronto entre Naná e Carol Meligeni foi uma batalha de estilos e experiências distintas.

Carol, sobrinha do ex-top 25 Fernando Meligeni, apostou na estratégia e na calma, características de sua maior rodagem em torneios.

Já Naná, com sua agressividade, trouxe pancadas potentes do fundo de quadra e saques precisos, pressionando a adversária.

No primeiro set, Carol levou a melhor, quebrando o serviço de Naná e vencendo o tie-break por 7/0, após a jovem devolver uma quebra e empatar em 5/5.

No segundo set, Naná encontrou seu ritmo. Com 91% de aproveitamento no primeiro saque e dois break points convertidos, ela dominou a parcial, fechando em 6/2.

No set decisivo, a adolescente foi avassaladora, aplicando um “pneu” (6/0) com quebras consecutivas, selando a vitória e calando qualquer dúvida sobre sua capacidade.

“Gosto muito de torcida. Estava bem motivada, a torcida tava dividida, mas tinha bastante pra mim. No comecinho estava nervosa, normal, mas depois consegui me soltar”, comemorou Naná.

A vitória de Naná chamou a atenção de Bia Haddad, número 27 do mundo e maior nome do tênis feminino brasileiro. “Eu e a Naná já treinamos juntas. Ela é muito simples, muito fofa. Tem um sorriso bonito, é genuína. É lindo ver a história dela, o quanto ela vem trabalhando. Mas o caminho é longo. Temos que tomar cuidado com o ambiente, com as redes sociais e as expectativas”, destacou Bia, que também compete no SP Open, fazendo dupla com Ana Candiotto contra Ingrid Martins e Laura Pigossi ainda na última segunda-feira.

O SP Open marca o retorno de um torneio WTA ao Brasil após quase uma década, desde 2016, reunindo a melhor geração do tênis feminino nacional desde Maria Esther Bueno.

Além de Naná, outras sete brasileiras estrearam na chave de simples: Bia Haddad Maia, Laura Pigossi, Ingrid Martins, Luiza Fullana, Ana Candiotto, Victoria Barros e Carolina Meligeni. Victoria, também de 15 anos, fecha o dia enfrentando Whitney Osuigwe, número 136 do mundo.

Nas oitavas, Naná terá o desafio de enfrentar Solana Sierra, uma adversária experiente e bem ranqueada. As partidas seguem com transmissão ao vivo pelo sportv e cobertura em tempo real pelo ge.

Reportagem por Enzo Anselmo