De molho: Ana Cristina passa por cirurgia e está cortada do mundial na Tailândia

De molho: Ana Cristina passa por cirurgia e está cortada do mundial na Tailândia
De molho: Ana Cristina passa por cirurgia e está cortada do mundial na Tailândia

 

Ponteira lesionou o menisco durante a VNL na semana passada e passou por um procedimento cirúrgico; recuperação pode levar de três a quatro meses

A ponteira Ana Cristina, uma das principais jogadoras da seleção brasileira feminina de vôlei, foi submetida a uma artroscopia no joelho esquerdo na última quarta-feira (16/7), em Belo Horizonte (MG), para tratar uma lesão no menisco medial.

O procedimento, considerado minimamente invasivo, foi realizado com sucesso pela equipe dos médicos Rodrigo Vaz e Sérgio Campolina, no Hospital Mater Dei.

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou a informação em nota oficial divulgada na manhã desta quinta-feira (17/7). De acordo com a CBV, a cirurgia confirmou a lesão no menisco medial, e os médicos optaram por realizar uma sutura no local.

A jogadora, de 21 anos, iniciará o tratamento fisioterápico após uma reavaliação médica, com previsão de retorno às quadras em três a quatro meses.

O prazo de recuperação, no entanto, deve tirar Ana Cristina do Mundial de Vôlei, que será disputado entre 22 de agosto e 7 de setembro na Tailândia, além da fase final da Liga das Nações (VNL).
A lesão ocorreu no último dia 10 de julho, durante o início do segundo set na partida contra a França pela Liga das Nações, quando ao descer em uma tentativa de bloqueio, Ana Cristina apoiou a perna direita no chão, mas sentiu fortes dores no joelho esquerdo. A jogadora precisou ser carregada para fora de quadra e foi atendida no local, iniciando tratamento fisioterápico antes da cirurgia.

Titular absoluta na equipe comandada por José Roberto Guimarães e dona de duas medalhas olímpicas (prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024) Ana Cristina é uma das principais armas ofensivas do Brasil.

Com 21 anos, a ponteira é a maior pontuadora da seleção na atual temporada da VNL, com 167 pontos, seguida por Julia Bergmann, com 159. A ausência de Ana será um desafio para o Brasil, que enfrenta a Alemanha nas quartas de final da Liga das Nações no próximo dia 24.

Essa não é a primeira vez que Ana Cristina enfrenta uma lesão no menisco. Em 2023, durante um treino da seleção em Brasília, antes de uma etapa da VNL, ela sofreu uma lesão no menisco do joelho direito.

Na ocasião, passou por cirurgia e ficou afastada por quatro meses, com parte da recuperação realizada no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ).

A CBV informou que a jogadora será reavaliada em breve para retomar a fisioterapia, com o objetivo de garantir uma recuperação completa e segura.

Por Enzo Anselmo