Governo do Estado do Rio assina contrato com novo operador das barcas

Governo do Estado do Rio assina contrato com novo operador das barcas
Governo do Estado do Rio assina contrato com novo operador das barcas

Foto: Rafael Campos 

 

Texto: João Pedro Bitencourt

 

O governador Cláudio Castro e representantes do Consórcio Rio Barcas assinaram, nesta sexta-feira (10), o contrato que oficializa o novo operador responsável pelas barcas. O Consórcio Rio Barcas assume a operação por 5 anos, prorrogáveis por mais 5. O contrato tem o valor de cerca de R$ 1,9 bilhão. O consórcio é formado por quatro empresas — BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Sudeste Navegação e Innovia Soluções Inteligentes — e substituirá o grupo CCR, que administrava seis linhas e transportava uma média de 40 mil passageiros por dia. A transição para a administração do novo consórcio começou nesta sexta-feira e vai até 11 de fevereiro.

"A partir de hoje (10), estamos com uma equipe de transição que vai detalhar a operação", disse o presidente da BK Consultoria e Serviços, Pierre Orfali.

O número de viagens continuará o mesmo e, segundo o governo, não haverá reajuste nas tarifas. A partir de agora, a receita das tarifas pagas pelos passageiros será gerida pelo Governo do Estado, que também será responsável pela fiscalização e pelos investimentos futuros. A remuneração do operador será calculada com base nas milhas náuticas, e não mais na tarifa paga pelo usuário. O governador classificou a mudança como estrutural e explicou como será essa nova gestão.

“É uma mudança de modelo de concessão, não é mais uma concessão. Trata-se de um contrato por milha náutica. O que isso quer dizer? Quer dizer que o estado tem o domínio total sobre os horários, a grade e os destinos”, afirmou Cláudio Castro.

O novo contrato inclui exigências como a limpeza da Baía de Guanabara, o monitoramento da qualidade do ar e indicadores modernos de performance. Estudos da UFRJ apontaram que o modelo anterior, vigente desde 1998, não era economicamente sustentável. Entre as novidades previstas, estão a possível reativação de trechos como Paquetá-Cocotá e a linha social Charitas-Praça XV, em parceria com a Prefeitura de Niterói. Outros trajetos poderão ser criados, dependendo da demanda e da viabilidade. O Governo do Estado espera que o novo modelo de gestão traga melhorias operacionais e ambientais, promovendo um serviço mais eficiente e sustentável para os passageiros.