4ª medalha para a conta: Hugo Calderano é campeão da etapa de Buenos Aires do mundial de tênis de mesa

Atleta carioca venceu tanto torneio simples quanto de duplas mistas
O carioca Hugo Calderano, número 3 do mundo no tênis de mesa, brilhou mais uma vez ao conquistar o título da categoria simples masculina do WTT Contender Buenos Aires, na Argentina, no último domingo (27/07).
Em uma final disputada, ele superou o japonês Mizuki Oikawa (106º do ranking) por 4 sets a 1, com parciais de 11/5, 12/10, 10/12, 11/7 e 11/5, marcando sua quarta vitória consecutiva em finais internacionais este ano.
No sábado (26/07), Calderano também levantou a taça nas duplas mistas ao lado da namorada, Bruna Takahashi, consolidando um fim de semana perfeito.
A campanha em Buenos Aires foi impecável. Calderano passou por adversários como o argentino Leandro Fuentes (701º) por 3 a 0, o português Tiago Apolonia (99º) por 3 a 1, Liao Cheng-Ting (77º), de Taipei, por 3 a 0, e o japonês Hiroto Shinozuka (30º) por 3 a 0 na semifinal.
Na final, ele dominou o primeiro set (11/5), mas enfrentou resistência de Oikawa, que abriu vantagem no segundo. Com saques agressivos e maior proximidade da mesa, Calderano virou para 12/10. Apesar de perder o terceiro set (10/12), ele retomou o controle e fechou o jogo com autoridade.
“Foi uma batalha dura, mas consegui manter o foco nos momentos-chave. Vencer aqui, com a torcida vibrando, é especial”, declarou Calderano, emocionado após a conquista.
No sábado, ele e Bruna Takahashi, top-20 mundial, garantiram o título das duplas mistas ao derrotar os indianos Harmeet Desai e Yashaswini Ghorpade por 3 a 0 (17/15, 11/7 e 13/11), o melhor resultado da parceria em apenas seis torneios juntos.
A temporada de 2025 tem sido memorável para Calderano, pois além do ouro em Buenos Aires, ele venceu a Copa do Mundo em abril, foi vice-campeão mundial em maio e levantou a taça do WTT Star Contender Ljubljana, em junho.
Calderano agora se prepara para o WTT Star Contender Foz do Iguaçu, de 30 de julho a 3 de agosto, onde competirá nas categorias individual e de duplas mistas com Bruna, buscando manter a sequência vitoriosa.
Por Enzo Anselmo