play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Sehis participa de reunião com Governo Federal sobre o PAC Encostas

Sehis participa de reunião com Governo Federal sobre o PAC Encostas
Sehis participa de reunião com Governo Federal sobre o PAC Encostas

A Sehis participou, nesta terça-feira (28/11), de uma reunião para debater novos projetos e tecnologias na prevenção de desastres naturais no estado com a presença de representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal. Na pauta, esteve a retomada das frentes de obras do PAC Encostas nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, bem como os próximos passos do Projeto SABO para a viabilização das obras na região.

Participaram da reunião os subsecretários da Sehis, José Beraldo e Fábio Paravidino, além da representante da Secretaria de Obras do Município de Petrópolis, Vyrna Jacomo, e de representantes da Japan Internacional Cooperation Agency (JICA).

O Japão, por ser um país referência em obras de engenharia contra fenômenos climáticos, como terremotos, maremotos e movimentação de massa, defende o uso da metodologia conhecida como Barragem Sabo: uma contenção que se utiliza de uma técnica para absorver e conter todo tipo de detrito em um eventual deslizamento de terra, expelindo apenas a água e amenizando o peso e o impacto na hora da queda da barreira.

Além do acompanhamento de uma equipe técnica formada por professores especialistas, coordenados pelo Prof. Dr. Maurício Ehrlich, da COPPE-UFRJ, o projeto conta com a participação de consultores externos para a elaboração dos projetos pilotos nas cidades de Nova Friburgo e em Teresópolis.