play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Fórum Nacional de Habitação termina com recorde de inscritos e entrega de Selo de Mérito 2023

Fórum Nacional de Habitação termina com recorde de inscritos e entrega de Selo de Mérito 2023
Fórum Nacional de Habitação termina com recorde de inscritos e entrega de Selo de Mérito 2023

Último dia do evento contou com a presença da vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês Magalhães, que trouxe perspectivas do Minha Casa, Minha Vida; 1.039 espectadores acompanharam a programação de forma presencial ou online


Com recorde de inscritos e três dias de debates aprofundados sobre o novo momento da habitação no país, chegou ao fim, nesta sexta-feira (01/12), o 70° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. O maior evento do setor, realizado no Complexo Lagoon, Zona Sul do Rio, reuniu gestores de municípios e estados de todo o Brasil, além de representantes do Governo Federal, como a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, e do secretário nacional, Hailton Madureira. 

Integrante da mesa de encerramento do Fórum, que apresentou um balanço e as perspectivas do Minha Casa, Minha Vida, a gestora ressaltou sobre o papel dos governos estaduais no acompanhamento dos projetos inscritos no programa.

"É muito importante que os estados ajudem os municípios a fazerem os chamamentos do MCMV. Tivemos a alegria de ver que muitos dos terrenos aprovados na primeira seleção foram inscritos por entes públicos. Nosso desejo é que esses terrenos não fiquem para trás no processo por perda de prazos. Os municípios precisam correr para apresentar toda a documentação ainda este ano porque, ano que vem, sabemos que há o obstáculo das restrições eleitorais. Então, nosso pedido é que os estados auxiliem as cidades nessa empreitada, pois nem todos os municípios têm corpo técnico suficiente para dar conta de todas as exigências e prazos do MCMV", explicou Inês Magalhães.

Representante do estado de Minas Gerais, o subsecretário de Habitação, Henrique Carvalho, destacou o quanto as mesas e discussões do Fórum vão contribuir para o desenvolvimento de projetos para a população mineira. "Essa troca de experiências, vivências e contatos, nos últimos três dias, vai ser fundamental para construir nossa política pública, tornando-a mais eficaz, eficiente e efetiva", avaliou o subsecretário.

Realizado pela ABC Habitação (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) e pelo Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, com organização da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), o Fórum teve como última programação a entrega dos prêmios de Selo de Mérito 2023, por programas e projetos executados por diversas entidades em prol da promoção de moradia digna em todo o país. Entre os 19 vencedores, a Sehis foi homenageada na pessoa do secretário Bruno Dauaire no recebimento da honraria concedida pelas reformas de conjuntos habitacionais em todo o estado. 

"É um prazer inenarrável receber esse reconhecimento de órgãos que entendem a importância da promoção de moradia digna. São mais de R$600 milhões empregados em devolver o senso de pertencimento e a qualidade de vida a 55 mil famílias de 70 condomínios fluminenses. Deixo aqui meu agradecimento e meus parabéns a toda a equipe da Sehis por essa grande conquista", comemorou Dauaire, que também entregou o prêmio à sua vinculada, Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab-RJ), pelo programa Habitar Melhor.

Para visualizar as fotos de todos os dias do evento, clique neste link.