play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Habitação é premiada com o Selo de Mérito 2023

Secretaria de Habitação é premiada com o Selo de Mérito 2023
Secretaria de Habitação é premiada com o Selo de Mérito 2023

Governo do Rio venceu na categoria ‘Programa’ pelas reformas em conjuntos habitacionais


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), conquistou o “Selo de Mérito 2023", uma das premiações mais importantes do setor. O órgão concorreu na categoria "Programa" com os projetos de reformas em conjuntos habitacionais que vêm sendo promovidas em várias regiões fluminenses.

O prêmio será entregue durante o 70° Fórum Nacional da Habitação, que será realizado no Complexo Lagoon, na Lagoa, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. O evento - organizado anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) - estimula projetos relacionados à habitação de interesse social.  Formas de enfrentar problemas históricos e buscas por alternativas que contribuam para a melhoria das construções e combate ao déficit habitacional também fazem parte das discussões.

É a primeira vez que o Rio de Janeiro será o anfitrião do encontro, que reúne gestores, técnicos e empresários do ramo da habitação, regularização fundiária e construção civil. Para o governador Cláudio Castro, sediar o evento e receber o Selo Mérito 2023 é um reconhecimento dos esforços de investimentos na área.

- É uma alegria ver uma pasta, criada este ano, tornar o Rio de Janeiro o centro da discussão da habitação no país. O dever público é pensar no bem-estar social e na segurança de seus cidadãos e é isso que temos feito por meio da Secretaria de Habitação e dos projetos contínuos de reforma de conjuntos habitacionais - afirmou Cláudio Castro.

Com mais de R$ 600 milhões de investimento na recuperação de condomínios entregues há mais de dez anos, a Sehis e suas vinculadas têm promovido melhorias em 70 conjuntos, para benefício de 55 mil famílias. As intervenções que garantiram o Selo Mérito 2023 priorizam a pintura dos prédios, impermeabilização e reforma dos telhados, limpeza de cisternas e caixas d'água, e a modernização dos sistemas elétrico e de esgoto.

-São reformas de grande porte, em locais onde os moradores não teriam condições de arcar com custos. Além de levar segurança na moradia, a iniciativa melhora a qualidade de vida e resgata o senso de pertencimento. Por isso, uma das diretrizes do projeto é buscar mão de obra dentro da própria comunidade. Receber o prêmio só nos incentiva a realizar ainda mais - destacou o secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.


Fórum Nacional

O evento, que será realizado no Complexo Lagoon, é aberto a representantes municipais, estaduais e do Governo Federal (Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal), além de empresários do ramo de construção e membros da sociedade civil. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.habitação.org.br, mas as vagas são limitadas.

Durante os três dias de evento, serão discutidas as ações e projetos que estão em andamento no país, com debates sobre programas habitacionais; regularização fundiária urbana; produção de moradia em escala; perspectivas do Minha Casa, Minha Vida; sistemas construtivos, entre outros.