EXTENSIONISTA PALESTRA SOBRE TILAPICULTURA EM RIO BONITO
O extensionista da Fiperj Henrique Rhamnusia de Lima, do Escritório Regional Metropolitano IV (Maricá), foi a Rio Bonito, na última quarta-feira, e realizou uma visita técnica na localidade de Rio dos Índios de Dentro, para verificar a viabilidade da implantação de piscicultura no local. Ação de campo foi solicitada pelo secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, e Lima também orientou o proprietário sobre aspectos técnicos para produção de pescado e realizou análise de água para verificar viabilidade da criação de peixes em estruturas existentes na propriedade, além de prestar esclarecimentos sobre as normativas vigentes. A médica veterinária Renata Brandão, que é a responsável por articular junto à Fiperj todas as ações em Rio Bonito, também acompanhou em campo.
A Prefeitura de Rio Bonito é um dos órgãos que a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro assinou um Termo de Cooperação Técnica e, por isso, a cidade é parceira e recebe suporte, além de capacitação.
Lima, que é zootecnista, ministrou também uma palestra, com foco em Tilapicultura e também tratou sobre Políticas Públicas, Regularização Ambiental e Boas Práticas para 10 produtores interessados em iniciar atividades aquícolas.
O evento foi organizado pela Secretaria liderada por Teilor Cerqueira e foi realizada na localidade da Mata. As próximas capacitações no município serão nos bairros de Catimbau, Vertentes e Lavras.