FIPERJ participa do 1º Encontro do Comitê de Mulheres Rurais, em Brasília
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) participou, no dia 15 de junho, em Brasília, do 1º Encontro do Comitê de Mulheres Rurais. A atividade reuniu representantes da sociedade civil e de instituições públicas que integram o Comitê de Mulheres Rurais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF) e a Setorial de Mulheres da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO).
O encontro teve como objetivo promover o diálogo e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres rurais, com destaque para temas como a nova chamada dos Quintais Produtivos, o edital de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para mulheres rurais, o Programa Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural e a apresentação dos números do novo Plano Safra.
Além dos debates, a programação também contemplou o planejamento de ações e atividades relacionadas às comemorações do Ano Internacional da Mulher Rural, reforçando o compromisso das instituições e da sociedade civil com a valorização, a inclusão produtiva e a ampliação de direitos das mulheres do campo, das águas e das florestas.
A FIPERJ esteve presente no encontro por meio de sua representação junto à Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), contribuindo para as discussões e para o fortalecimento das políticas públicas destinadas às mulheres rurais em todo o país.