Apoiado pelo Governo do Estado, projeto Grão de Areia retorna à Costa Verde
Crianças e jovens terão aulas gratuitas de beach soccer
O projeto Grão de Areia, que oferece aulas gratuitas de beach soccer para crianças e jovens de 7 a 15 anos, está de volta à Mangaratiba. A iniciativa, que une esporte, inclusão e consciência social, é apoiada pelo Governo do Rio, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
– Estamos muito felizes com o retorno do projeto Grão de Areia. Essa iniciativa une atividade física e educação, oferecendo às nossas crianças e jovens a oportunidade de aprender, conviver e crescer com valores que o esporte ensina. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para que projetos como este se tornem realidade, ampliando o acesso e garantindo que mais jovens sejam beneficiados. Ver o envolvimento das famílias e o entusiasmo dos alunos mostra a força transformadora dessa ação para nossa comunidade – destacou o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Scorzelli.
Idealizado pelo instrutor Marcelo Mendes, profissional com experiência na FIFA, Conmebol e CBF Academy, o Grão de Areia é um projeto socioesportivo que já beneficiou mais de 1.000 crianças em Mangaratiba e Maricá.
Com uma proposta pioneira de ensino, o projeto utiliza o beach soccer como ferramenta de transformação social e formação cidadã, oferecendo um ambiente seguro e inclusivo, apto a acolher alunos com necessidades especiais. Além das aulas, o projeto promove palestras com atletas e profissionais da saúde, além de ações educativas que reforçam valores de convivência e respeito.
Neste ano, o Grão de Areia anunciou reforços de peso no time de padrinhos e madrinhas. Ao lado de Benjamin, tetracampeão mundial e padrinho desde o início do projeto, passam a integrar a equipe Rodrigo (“R9”), Mauricinho e Benjamin Jr., todos campeões mundiais pela Seleção Brasileira, além da madrinha Dani Barboza, destaque da seleção feminina de beach soccer.
O projeto conta com o apoio da FEBSERJ (Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro), das Prefeituras de Mangaratiba e Maricá, e da Nedel, fornecedora oficial de bolas e materiais esportivos. Todos os instrutores e técnicos do projeto são capacitados com metodologia exclusiva, e os núcleos contam com assistência social e equipe de apoio pedagógico.
As inscrições para o ciclo 2025–2026 estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas nas secretarias municipais de Esporte ou pelo e-mail graodeareia.rj@gmail.com.
Confira o calendário completo de reinauguração:
15 de novembro
Reinauguração do Núcleo Praia do Saco – a partir das 7h30
Endereço: Avenida José Antônio Costa (em frente ao CIEP Cândido Jorge Capixaba)
Coordenação: Felipe Pacheco
16 de novembro
Reinauguração do Núcleo Itacuruçá – a partir das 7h30
Endereço: Avenida Santana (em frente ao número 13)
Coordenação: Felipe Pacheco