play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE PINTO

94 FM

Jogos Escolares RJ chegam ao fim com edição histórica

Jogos Escolares RJ chegam ao fim com edição histórica
Jogos Escolares RJ chegam ao fim com edição histórica

Maior delegação já formada do Time RJ vai representar o estado nas competições nacionais

Foram mais de dois meses de muita emoção e conquistas. Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro, realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ (Feerj), chegaram ao fim no último fim de semana (31/08), com números recordes.

Foi a maior edição da história, com 9 mil inscrições de alunos de escolas públicas e particulares de todas as regiões do estado, e a maior delegação já formada pelo Time RJ, que vai representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em Uberlândia (MG), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em Brasília.

-A maior edição dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro mostra o quanto o esporte tem crescido como ferramenta de transformação social. Celebramos não só os números, mas o empenho de cada aluno, professor e escola. Estamos formando uma geração forte, determinada e apaixonada pelo que faz – destacou o secretário de Esporte e Lazer Rafael Picciani.

As competições do Jerj começaram no dia 17 de maio e foram realizadas em duas etapas, sendo a primeira regional, com competições nas Regiões Metropolitana I, Metropolitana II, Serrana/Lagos,  Norte/Noroeste e Sul Fluminense. Os primeiros colocados nas etapas regionais (pré-classificatórias) foram selecionados para a segunda etapa, a estadual. De lá saíram os estudantes que vão representar o estado pelo TimeRJ nas competições nacionais.

A delegação do Time RJ começa a embarcar para Brasília no dia 8 de setembro. Serão 184 estudantes-atletas, 32 técnicos, 6 assistentes técnicos e 6 dirigentes, que vão representar o Estado em todas as 19 modalidades dos Jogos da Juventude 2025. A competição acontece entre os dias 10 e 25 de setembro.

Numa cerimônia no Palácio Guanabara, na última quinta-feira (28/8), a equipe recebeu das mãos do governador Cláudio Castro e do secretário de Esporte e Lazer Rafael Picciani, todos os itens necessários para esta edição.

Helena Fernandes, da ginástica rítmica, é um dos destaques do Time RJ. Quatro vezes campeã estadual e medalhista dos Jogos da Juventude do ano passado, ela espera brilhar novamente nesta edição.

-Estou muito animada e preparada para esta competição. É um orgulho representar o meu estado nesse que é o primeiro passo para a conquista do Bolsa Atleta RJ – declarou a ginasta, que está concorrendo ao benefício este ano.

A etapa nacional dos JEBs, voltada para estudantes-atletas de 12 a 14 anos, será realizada de 5 a 28 de outubro.

v_202507031257_0