Fórum de Formação Esportiva promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer e CBC reúne 750 pessoas

Iniciativa teve como objetivo fortalecer o esporte nacional, oferecendo um espaço para aprendizado, networking e planejamento estratégico
Nesta quinta-feira (22), o Seminário Nacional de Formação Esportiva promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, foi um grande sucesso, recebendo representantes de quase todos os municípios fluminenses.
O evento, com foco na capacitação, formação e treinamento de gestores, aconteceu no Tijuca Tênis Clube, Zona Norte do Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 750 pessoas.
-É um momento muito especial para o esporte no Brasil e, principalmente, no Rio de Janeiro. Esse tem sido o espaço de maior impulsionamento da profissionalização do esporte no nosso país, capacitando gestores em todo o território. É um orgulho enorme receber representantes de quase todos os 92 municípios do estado no nosso fórum – destacou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
O principal objetivo do projeto é fortalecer o esporte nacional, oferecendo um espaço para aprendizado, networking e planejamento estratégico. Nesta edição, o encontro teve como tema a universalização da formação esportiva no país por meio do programa de formação de atletas com apoio dos municípios e estados.
O evento se iniciou com falas de personalidades muitos importantes para o desenvolvimento esportivo do Rio de Janeiro, incluindo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Guilherme Schleder; o presidente do CBC, Paulo Maciel; o presidente do Tijuca Tênis Clube, Gilberto da Silveira; e o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Também foram apresentados projetos da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer que transformam vidas e proporcionam inúmeras oportunidades por meio do esporte: o Escola de Esporte, Esporte Ativo, Jogos Escolares do Rio de Janeiro, Bolsa Atleta e Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
O seminário contou com palestras dos medalhistas olímpicos e embaixadores do CBC Lars Grael, Magic Paula e André Heller, além do gerente de esportes do CBC Emerson Appel.
As palestras dos atletas, referências para o esporte brasileiro, trouxeram inúmeras histórias de superação e resiliência. Magic Paula, por exemplo, se emocionou com a presença do técnico Miguel Ângelo da Luz na audiência, que comandou a seleção brasileira feminina de basquete no título mundial de 1994 e que é sempre muito lembrado nas palestras da ex-jogadora.
Após sua participação, Lars Grael comentou a importância do incentivo ao esporte que vem sendo feito no Rio de Janeiro:
-O evento mostrou todo um trabalho feito na Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro com os Jogos Escolares, Bolsa Atleta, Lei de Incentivo ao Esporte, um trabalho de grande desempenho. É perceptível que o Rio de Janeiro está se sobressaindo com relações políticas de esporte. Quero parabenizar a todos por esses feitos. - frisou o ex-velejador.
André Heller, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei, também falou sobre o sucesso do evento:
-Foi maravilhoso estar no Tijuca Tênis Clube, podendo compartilhar com o público presente a magnitude do que o esporte representou na minha carreira. Nosso objetivo é oferecer novas oportunidades, com os clubes capacitando muitos atletas. A estrutura do evento estava impecável - disse André.
O Seminário acontece sazonalmente em várias cidades, com o intuito de alcançar gestores esportivos em todos os municípios.