play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE PINTO

94 FM

Mano a Mano 2025 reúne grandes nomes do judô em evento que marca a abertura do ciclo olímpico de Los Angeles 2028

Mano a Mano 2025 reúne grandes nomes do judô em evento que marca a abertura do ciclo olímpico de Los Angeles 2028
Mano a Mano 2025 reúne grandes nomes do judô em evento que marca a abertura do ciclo olímpico de Los Angeles 2028

Evento apoiado pelo Governo do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, dará destaque à modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos

 

Para começar 2025 com um grande evento do calendário esportivo do Rio, o Mano a Mano chega à sua décima edição com nomes consagrados do judô. O projeto conta com apoio do Governo do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Um dos destaques da competição deste ano é Rafaela Silva, medalha de ouro nos Jogos Rio 2016.

Além da judoca, outras lendas do esporte mundial já participaram do evento, como o velocista Usain Bolt, a craque Marta e o canoísta Isaquias Queiroz. O desafio será disputado no formato de equipes, entre Brasil e Estados Unidos, em um dojô especialmente montado no Galpão do Engenhão, Zona Norte carioca, no próximo dia 19, a partir das 11h.

O judô foi escolhido para a edição deste ano por ser o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos — foram 28 no total, sendo cinco ouros, quatro pratas e 19 bronzes. A competição marca a abertura do ciclo olímpico de Los Angeles 2028.

— O judô é um esporte muito vitorioso em nosso país e que também possui uma filosofia muito forte sobre disciplina e respeito, valores fundamentais para a nossa sociedade. Poder contribuir para a realização desse evento no estado do Rio, com grandes nomes da modalidade, é motivo de orgulho para nós — afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.  

Além de ser um esporte premiado, o judô também é uma poderosa ferramenta de transformação social, desenvolvendo e revelando atletas a partir de institutos e projetos. Um forte exemplo é o caso de Rafaela Silva, que começou a praticar o esporte no Instituto Reação, na Cidade de Deus.

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, uma esperança de medalha para o nosso país é Chrystian Silva, revelado em um projeto social no Capão Redondo, em São Paulo. O atleta tem apenas 22 anos e é bicampeão do Troféu Brasil de Judô. Chrystian é presença confirmada no Mano a Mano.

Outros nomes de peso no esporte farão parte do desafio no Engenhão, como Leonardo Gonçalves e Rafael Macedo, bronze por equipes em Paris 2024 nas categorias 100kg e 90kg, respectivamente.

 

Sobre o Mano a Mano

O Mano a Mano é realizado pela Dream Factory e pela X3m, e conta com o patrocínio de Spaten, marca da Ambev, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. Além disso, o evento tem apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

 

Credenciamento

Os jornalistas interessados em cobrir o evento devem se credenciar pelo e-mail juliana@rebentocomunicacao.com, informando nome completo, veículo e CPF.

 

v_202504141319_0