play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE PINTO

94 FM

Copa Rio da PSG Academy Brasil reúne mais de 500 jogadores no Centro de Futebol Zico e traz novo formato de competição ao Brasil

Copa Rio da PSG Academy Brasil reúne mais de 500 jogadores no Centro de Futebol Zico e traz novo formato de competição ao Brasil
Copa Rio da PSG Academy Brasil reúne mais de 500 jogadores no Centro de Futebol Zico e traz novo formato de competição ao Brasil

Realizado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Estado, o campeonato promovido pela Paris Saint-Germain Academy Brasil no Rio de Janeiro foi disputado por atletas de 7 a 13 anos e teve novidades: o Phygital Games Brasil, com partidas eletrônicas e em campo.

Com mais de 500 atletas entre 7 a 13 anos, o evento aconteceu entre os dias 18 a 20 de novembro a Copa Rio.

Com partidas disputadas nos campos do Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, a competição envolveu as equipes das unidades cariocas da PSG Academy Brasil, e foi realizada pela Lei estadual de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Light. 

Além das disputas em campo, esta edição do torneio trouxe uma novidade: uma ativação da arena Phygital Games Brasil dentro do evento, que levou aos participantes a experiência de unir o esporte em ambientes físico e digital.

– Um torneio emocionante, que permitiu uma troca de experiências muito legal entre as categorias Sub 7, Sub 9, Sub 11 e Sub 13 das escolinhas do PSG aqui no Brasil. Um projeto realizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, o que faz do estado do Rio um parceiro dessa iniciativa. E essa edição veio com novidades, muito bacana o estande de esportes eletrônicos, permitindo aos times conciliarem as habilidades em campo com as habilidades no e-Sport – avaliou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

No Brasil, a PSG Academy tem mais de 40 unidades em 15 estados, com mais de 15 mil alunos. A primeira edição da Paris Saint-Germain Academy Copa Rio foi realizada em 2022. Nesta 2ª edição, participaram 49 equipes, de 10 unidade, com 540 atletas disputando em 123 partidas.

– Quero agradecer a todos os alunos, familiares, treinadores, Governo do Rio e à Light. Juntos conseguimos organizar uma edição histórica com mais de 500 atletas da região. Tenho certeza de que todos os que participaram dessa experiência voltarão mais fortes nas próximas edições – disse Olivier Bertuel, CEO da PSG Academy Brasil.

Espaço para os esportes eletrônicos

Durante os três dias da Copa Rio, uma ativação organizada pela Phygital Games Brasil e pela Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico (Ferjee) apresentou um novo conceito de torneio esportivo, o phygital, em que os atletas começaram a disputa no mundo do digital e finalizaram as partidas com a tradicional bola em campo. O resultado foi a soma dos placares.

— O Phygital Games Brasil é um evento híbrido, em que o atleta joga no videogame e depois vem jogar no campo, com o mesmo peso. E essa é a grande importância educacional, explicando para a criança, para o adolescente, que ele pode continuar jogando videogame, mas tem que praticar atividade física também. Essa é a ideia, a integração entre o esporte físico e o digital – explicou Cadu Freitas, presidente da Federação dos Esportes Eletrônicos no Rio de Janeiro.

Quem viveu a experiência, gostou. Aos 13 anos, o estudante Arthur Moreira, autor do gol da vitória da equipe de Jacarepaguá, comemorou a oportunidade de mostrar talento tanto no campo virtual quanto no real.
 

Arthur e sua avó Fátima

– Acho muito legal porque videogame é sim esporte. Estou achando uma experiência boa. Muito obrigado por essa estrutura perfeita. Entrei no jogo para decidir. Fiquei cinco minutos, fiz a falta e marquei o gol – comemorou o craque da partida.

A proposta de fazer a tecnologia correr campo junto ao futebol promoveu uma experiência que agradou não só os jovens atletas, mas a seus familiares também. 

 

Copa Rio da PSG Academy Brasil reúne mais de 500 jogadores no Centro de Futebol Zico e traz novo formato de competição ao Brasil

– Foi emocionante. As equipes empataram no videogame, mas em campo o time de Jacarepaguá conseguiu a vitória. Fez muita diferença esse modelo novo, foi mais emocionante e misturou várias habilidades e até um equilíbrio, porque tem aqueles que são muito bons no videogame e os que são muito bons em campo e agora eles puderam exercitar tudo isso em um torneio só, saiu todo mundo feliz – disse Milton Medeiros, pai do campeão Arthur, que disputou pela vitoriosa equipe de Jacarepaguá.

Além de ser uma competição onde as unidades do mesmo estado se enfrentam e interagem entre si, a Copa Rio também é uma ótima oportunidade para os diretores observarem futuros talentos do esporte nacional.

Fotos: Fylipe Telheiro / Divulgação Seel

Publicada em 21/11/2023

v_202504141319_0