Atletas de projeto social de tênis na Rocinha vencem Torneio Winners do Rio Open

Cauã Santos e Valter Albuquerque treinam na Escolinha de Tênis do Fabiano de Paula, que conta com apoio do Governo do Rio por meio da Lei de Incentivo ao Esporte
O início da semana foi marcante para os alunos do projeto Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, que fica na Rocinha, Zona Sul do Rio, e recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
– É um orgulho para o Rio de Janeiro dar o pontapé inicial para esse grande evento. A parceria com o Rio Open representa muito para o nosso país e para a sociedade fluminense, fazendo com que o esporte se adeque também ao desenvolvimento econômico, social e para a formação de novos atletas. Chegamos a mais uma edição com a melhor das expectativas. Será um torneio que ficará marcado na memória de todos – celebrou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Dois alunos do projeto levaram o primeiro lugar no Torneio Winners do Rio Open. Valter Albuquerque e Cauã Santos subiram ao lugar mais alto do pódio em suas categorias. Essa é a quarta vez que Valter vence a competição, e a terceira de Cauã.
— Ganhar é sempre bom. Acho que a sensação de você poder vencer, levar um título, é muito boa. Praticamente é o máximo do tênis, você ser campeão, muito legal isso — comentou Valtinho.
Para Cauã, a vitória esse ano teve um gosto especial.
— Essa foi uma sensação bem diferente, porque eu tinha que defender meu título, eu era o atual campeão. Peguei um menino para quem já tinha perdido uma vez numa final e entrei meio nervoso. O jogo estava pegado, o menino jogou super bem, foi um jogo bem duro. Então já foi uma experiência nova que eu tive que ficar firme. — explicou Cauã.
A Escolinha Fabiano de Paula teve sua quadra de tênis totalmente reformada por meio da contrapartida social da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, proporcionando treinamentos em melhores condições e contribuindo para uma evolução mais rápida dos atletas.
— A Lei de Incentivo ao Esporte chegou junto com a gente pra reformar a quadra, uma quadra que transforma vidas, onde muitos novos sonhos são realizados. Mais de 100 crianças podem estar ali, ter uma quadra boa pra poder treinar. Então é muito gratificante e só tenho a agradecer por essa reforma. — completou Cauã.
O Torneio Winners ocorreu entre os dias 12 e 14 de fevereiro, abrindo o Rio Open. A competição entre projetos sociais, que antecede os jogos oficiais, é uma oportunidade de jovens atletas da modalidade terem seu primeiro contato com quadras profissionais, estando no maior torneio de tênis da América do Sul, vendo seus ídolos de perto e trilhando os passos do sucesso.
O evento reuniu tenistas de 8 a 23 anos de quatro projetos sociais, em seis categorias – quatro masculinas e duas femininas. 22 alunos da Escolinha Fabiano de Paula competiram nesta edição do Winners, 15 participaram como boleiros e 6 estiveram no staff da organização.