play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE PINTO

94 FM

Lagoa recebe competição preparatória para o Mundial de Canoa Havaiana

Lagoa recebe competição preparatória para o Mundial de Canoa Havaiana
Lagoa recebe competição preparatória para o Mundial de Canoa Havaiana

Evento é realizado com apoio do Governo do Rio, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer

 

A programação esportiva do calendário esportivo estadual volta a movimentar a Raia Olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas neste fim de semana (5 e 7). O Rio de Janeiro recebe a elite da Canoa Havaiana durante a disputa do VA’A RJ Sprint, com a participação de 700 atletas nas categorias Junior, Open, Master 40, Master 6 e Master 70. Apoiado pelo Governo do Rio, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), o evento faz parte do calendário preparatório para o Mundial da modalidade, que será realizado em agosto, no Havaí.

Garantida no IVF World Sprint Championship, a delegação brasileira terá a oportunidade de medir forças contra os principais adversários no reformado pontão de largada do Estádio de Remo da Lagoa. Para garantir a excelência das condições para a prática dos esportes praticados no local, o Governo do Rio promoveu a obra para a disputa do Pré-Olímpico e do Sul-Americano de Remo, disputados em março deste ano.

— A competição preparatória para o Mundial de Canoa Havaiana no Rio de Janeiro é uma oportunidade única de enfrentar os melhores atletas, testar limites e aprimorar técnicas. O VA’A RJ Sprint na Raia Olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas não apenas representa uma grande celebração do esporte aquático e da conexão com o mar, mas também demonstra o compromisso do Estado em apoiar e promover atividades que proporcionam benefícios físicos, mentais e sociais. Este evento é um marco para a disseminação e crescimento da Canoa Havaiana, evidenciando sua importância como uma prática esportiva enriquecedora e inspiradora para todos os envolvidos — afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

As disputas acontecem nas categorias V1 e OC6, canoas individuais e para equipes de até seis integrantes. A Canoa Havaiana, também conhecida como VA'A, é um esporte popular em países de origem polinésia, mas caiu no gosto dos praticantes brasileiros. Apenas no território fluminense existem cerca de 3.500 remadores registrados. Entre eles, a multicampeã Marta Terra.

Classificada para o Mundial de Canoa Havaiana, a remadora, de 50 anos, celebra a oportunidade de participar, em casa, de uma competição de nível internacional. No ano passado, em Brasília, ela se sagrou bi-campeã brasileira no Sprint V1 Master 40 e no Sprint OC6 Master 40 1000m. Este ano já faturou  V1 50, disputado em Santos, e, portanto, chega preparada buscar um lugar no pódio do  VA’A RJ Sprint.

— As expectativas para a competição, como preparação para o Mundial, no Havaí, são as melhores possíveis. Este evento não é apenas grande teste, mas também uma plataforma para o desenvolvimento do esporte a nível nacional. É a oportunidade para que os atletas vivenciem mais uma vez, além das seletivas, o que é uma prova de Sprint — avaliou Marta.

Paradisíaco cenário das medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na modalidade canoagem de velocidade por Erlon Souza (prata no C2 - 1.000m) e Isaquias Queiroz (prata no C2 - 1.000m, prata no C1 - 1.000m, e bronze no C1 - 200m), o legado deixado pela recente reforma do pontão largada do Estádio de Remo da Lagoa está pronto para continuar a receber competições de excelência do esporte.

— É de suma importância termos eventos como esse no nosso calendário, pois a ideia da competição vai de encontro com a necessidade dos atletas se testarem. A experiência de estar numa Raia Olímpica, com toda uma atmosfera que remete a de um Mundial, como arquibancada, estrutura de cronometragem, nos traz essa realidade que vivenciaremos em breve no Havaí — destacou a remadora.

Crédito Foto:  Divulgação/VAA RJ

Serviço:

Evento: VA’A RJ Sprint

Data: 5 e 7 de julho de 2024

Local: Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas