play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE PINTO

94 FM

Com apoio do Governo do Rio, quinteto da patinação artística inicia disputa no World Skate Games

Com apoio do Governo do Rio, quinteto da patinação artística inicia disputa no World Skate Games
Com apoio do Governo do Rio, quinteto da patinação artística inicia disputa no World Skate Games

Integrantes do Programa Bolsa Atleta RJ, Arthur Bastos e Lucas Carmona são destaques da delegação na competição na Itália


 

Pela primeira vez na história, a Itália sediará os World Skate Games 2024, o campeonato mundial definitivo para todos os esportes sobre rodas. Na patinação artística, o Rio de Janeiro contará com cinco representantes: Giullia Gastaldi e Yago Soares (Dupla Livre Júnior), Valentina Armelin e Arthur Bastos (Dupla Livre Júnior); e Lucas Carmona (Livre Júnior). O quinteto entrará na pista de patinação para valer desta terça-feira (10).

Os atletas viajaram para a Rimini, na Itália, com o apoio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer, por meio da Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo do Rio. Do quinteto, Arthur Bastos e Lucas Carmona ainda integram o Programa Bolsa Atleta RJ, que oferece auxílios financeiros que variam de R$ 500 a R$ 5 mil para atletas e paratletas, desde a base até aos de alto rendimento.

— É animador ver nossos atletas de patinação artística prontos para arrasar nos World Skate Games 2024 na Itália. Com o suporte do Governo do Rio e o incentivo do Bolsa Atleta RJ, Arthur Bastos e Lucas Carmona, junto com toda a equipe, estarão dando o seu melhor, temos certeza. Vamos juntos celebrar essa jornada e torcer para que nossos atletas do Rio de Janeiro tenham muitas conquistas — disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Lucas Carmona, contemplado no Bolsa Atleta RJ, compete na modalidade Livre Júnior na terça (10) e quinta-feira (12). Arthur Bastos, outro beneficiário do Bolsa Atleta RJ, estreia ao lado de Valentina Armelin no domingo (15), assim como os atletas Giullia Gastaldi e Yago Martellotte.

-- É o campeonato mais esperado do ano. Chegar até aqui, convocado para a seleção brasileira, é resultado de um longo trabalho e muita dedicação de todos envolvidos na equipe. Na temporada temos um ouro, uma prata e um bronze para o Lucas. Três ouros e uma prata para Valentina e Arthur e duas pratas e dois bronzes para Giullia e Yago. Vamos em busca do pódio, de mais conquistas, alcançar as metas traçadas e enfrentar esse grande desafio que é estar entre os melhores do mundo -- destacou Alessandra Castro, diretora técnica da equipe Rio Patinação, diretamente de Rimini, Itália.

Em sua quarta edição, o World Skate Games 2024 promove uma experiência sem precedentes em que todos os 12 esportes sobre rodas se reúnem em um turbilhão de emoções de tirar o fôlego, um verdadeiro festival da juventude que mistura esportes, música e entretenimento.

A edição italiana dos World Skate Games  2024 será encerrada no dia 22 de setembro, com a expectativa de garantir o status de maior evento global da história da modalidade, com 160 títulos mundiais a serem concedidos e mais de 12 mil atletas, técnicos e delegações esperados de mais de 100 países. A estimativa é de que um grande público na região e de países vizinhos acompanhem de perto as disputas de 12 esportes e 600 competições, com cobertura de mais de 100 canais de TV e meios de comunicação.

Foto: Divulgação/Nathalia Bordallo

v_202507031257_0