Com apoio do Governo do Rio, Arena Carioca 1 recebe a maior competição de jiu-jitsu do planeta

Etapa marca a décima edição do Grand Slam Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro, por meio da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte
O Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, abre as portas a partir desta sexta-feira (19/07) para receber mais uma vez a etapa do prestigiado Grand Slam Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP). Os combates serão disputados até domingo, na Arena Carioca 1, com início previsto às 10h. Em março, o Governo do Rio, através da Secretaria de Esporte e Lazer, selou uma importante parceria com a AJP-Brazil, por meio da contrapartida social da lei estadual de Incentivo ao Esporte, para a promoção de mais uma edição brasileira do evento.
-- O Rio de Janeiro, que tem grande tradição nas artes marciais, está de portas abertas para o Grand Slam, considerado atualmente a maior competição de jiu-jitsu do planeta, com etapas em capitais como Londres, Tóquio e Abu Dhabi. O Governo do Rio apoia este evento, gratuito ao público, por meio da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte, encontrando nele oportunidades para atletas de alto rendimento e também para aqueles de projetos sociais. Esse apoio reforça a importância do jiu-jitsu para o estado, que vem trabalhando cada vez mais para ampliar o acesso à prática esportiva para toda a população -- disse o secretário Rafael Picciani.
Palco das competições de basquete nos Jogos do Rio 2016, a Arena Carioca 1 ganhará ares de dojô para receber os melhores lutadores que disputam o ranking da federação dos Emirados Árabes Unidos. Mais de 2.000 atletas brasileiros e estrangeiros são aguardados nos tatames da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
E a expectativa é de casa cheia, com público estimado de mais de 3.000 espectadores na edição 2024, que marca a comemoração de 10 anos do circuito. A competição terá portões abertos com entrada gratuita do público. Ao todo, o Grand Slam do Rio de Janeiro vai distribuir uma premiação de 153 mil dólares, cerca de R$ 830 mil, na cotação atual.
— Nós, da AJP no Brasil, estamos muito felizes pelo fato da edição que marca os 10 anos do Grand Slam ser justamente aqui no Rio de Janeiro. A AJP promove eventos no mundo inteiro. Somente na América do Sul, são 60 etapas anuais, e o Grand Slam é o principal deles. Para este fim de semana, esperamos mais de 2.500 atletas de 20 países diferentes, que vêm ao Rio com o objetivo de pontuar no ranking mundial e também conquistar a premiação em dinheiro. A etapa vai dar mais de 850 mil reais em premiação. Além disso, também teremos atletas de 15 projetos sociais lutando nos mais diferentes pesos e faixas. Enfim, será um grande show para os fãs de jiu-jitsu e as portas da Arena Carioca 1 estarão abertas a todos, gratuitamente, durante os três dias de disputas — afirmou Elias Eberhardt, organizador do AJP South America.
Considerada a maior e mais globalizada competição de jiu-jitsu do planeta, o Grand Slam Abu Dhabi promove seis etapas divididas por continentes ao longo da temporada, com palcos em Sidney, Londres, Miami, Tóquio, além de Rio de Janeiro e Abu Dhabi, que costuma fechar o circuito com o superevento Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship.
Todas as etapas valem pontos para o ranking mundial da competição, que tem como proposta a excelência esportiva, focada na evolução, promoção da modalidade, inclusão esportiva e geracional, bem-estar e qualidade de vida.
Premiação
A premiação será dividida em faixa-preta masculino, adulto e master, marrom e preta feminino e melhor equipe. Ainda haverá disputas em categorias de infantil e adultos, nas faixas coloridas e master. A entrada é franca, a partir das 10h, no horário de Brasília.
Foto: Divulgação/AJP
Serviço:
Evento: Grand Slam Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro
Data: 19, 20 e 21 de julho
Horário: 10h
Local: Arena Carioca 1 - Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 - Barra da Tijuca