play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Casa Civil se reúne com representantes da Malásia e do Quebec

Casa Civil se reúne com representantes da Malásia e do Quebec
Casa Civil se reúne com representantes da Malásia e do Quebec

21 de maio de 2024

Secretário recebeu o vice-ministro do Investimento, Comércio e Indústria da Malásia, Liew Chin Tong e a ministra das Relações Internacionais do Québéc, Martine Biron

Na manhã desta terça-feira (21/05), o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, recebeu comitivas de importantes parceiros comerciais do Estado do Rio de Janeiro, a Malásia e o Quebec (Canadá). Os encontros diplomáticos tiveram o objetivo de fortalecer a parceria entre as nações e reforçar as relações comerciais com as regiões.   

A primeira agenda do dia foi com a equipe da Malásia, o país tem importantes investimentos no Brasil nos setores de petróleo e gás e só em 2022, as exportações do RJ para país geraram um superávit comercial de US$ 72 milhões para o nosso estado. Em 2023, a Malásia foi o 7º maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, com um saldo superavitário de US$ 2,6 bilhões. 

No encontro, a comitiva da Malásia destacou parcerias com o estado e o Brasil, a atração de investimentos e empresas para o estado. O país possui duas grandes empresas instaladas no Rio. No encontro também foram destacaram as parcerias entre na economia e nos setores de energia, óleo e gás.

A segunda reunião recebeu a comitiva do Quebec (Canadá), região que compartilha uma longa história de cooperação e parceria com o Rio de Janeiro. No encontro desta terça-feira, as duas nações buscaram reforçar os laços comerciais e de investimentos. O debate destacou as ações culturais e pautas pelo meio ambiente, fontes renováveis, mapeamento de áreas de preservação, além das diversas oportunidades de negócios que Estado do Rio oferece. 

Além do secretário Nicola Miccione, o encontro com a comitiva do Quebec também contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade; Bernardo Rossi e da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa; Danielle Barros.