Vice-Governadoria

Notícias

Calçadão revitalizado será novo point social e comercial do centro de Nilópolis

 25/07/2012 - 16:34h - Atualizado em 25/07/2012 - 16:49h

Programa Somando Forças torna realidade projetos importantes no município


Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai ganhar, neste segundo semestre, um verdadeiro shopping a céu aberto. É o novo calçadão que está sendo construído num trecho de 200 metros da Avenida Mirandela, no centro da cidade, entre as ruas Getúlio Moura e Getúlio Vargas. Perspectiva de prosperidade para os comerciantes, o local será também um espaço de lazer e de convívio para o nilopolitano. Por lá, passam diariamente mais de 40 mil pessoas.


O projeto é o destaque entre as várias obras que se tornam realidade em Nilópolis graças ao repasse de mais de R$ 11 milhões do programa Somando Forças, da Secretaria estadual de Obras. Antes, um verdadeiro caos de pedestres e camelôs por toda parte, o trecho está sendo totalmente revitalizado e ordenado pela prefeitura. George Stefan, 59 anos, dono da Stefanini Modas, espera ansioso a inauguração da obra.


- Isso aqui parecia uma feira livre. Agora, com essas obras, a rua calçada e coberta vai ser bom para todos os comerciantes e para toda a população de Nilópolis – confessa Stefan.


O projeto foi desenvolvido pelo subsecretário estadual de Urbanismo, Vicente Loureiro, em conjunto com arquitetos da Secretaria municipal de Obras.


- O problema na Baixada é o calor. Por isso, projetamos uma cobertura que proporcionasse proteção contra o sol e a chuva, mas que também fosse leve e arejada, além de não brigar com as fachadas das construções ao lado - sintetizou Loureiro.


Com toda a fiação de serviços públicos sendo subterrânea, o calçadão será coberto e interligado, através de escada rolante, à estação da SuperVia, que também passará por completa reformulação. Em ambos os lados da via, será instalado um mobiliário urbano, com quiosques, bancas de jornal, orelhões e assentos. O piso será de ladrilhos hidráulicos, com sinalização para deficientes visuais. E, à noite, o espaço terá uma iluminação cênica.


– A gente entende que isso aqui vai virar um espaço multiuso e de convívio social. Esta obra vai beneficiar não apenas quem mora, mas também os visitantes de Nilópolis - ressalta a secretária municipal de Obras, Patrícia Abdalla.


Parque de Gericinó ganha pista de corrida e caminhada


João Paulo da Silva Nascimento, 16 anos, morador do Bairro Manoel Reis, é uma das quase duas mil pessoas que buscam diariamente saúde e lazer nos cerca de 600 metros quadrados do Parque Natural de Gericinó, uma das poucas áreas ambientais preservadas da Baixada. A população dispõe de uma pista de caminhada e de corrida com quatro quilômetros de extensão, recentemente inaugurada. Também com aparelhos de ginástica ao ar livre, o parque ainda vai ganhar obras complementares, como uma faixa cicloviária, áreas de lazer, sinalização das pistas e urbanização.


– Está melhorando muito. Antigamente era tudo barro, ficava difícil. A pista é boa também para caminhar ou apenas passear. O lugar é sossegado e lindo – elogiou João Paulo.


O parque e o calçadão não são as únicas obras do Somando Forças em Nilópolis. Os recursos também foram investidos na implantação de uma concha acústica, no bairro Frigorífico, próximo ao novo viaduto sobre a linha férrea e o Rio Sarapuí, recentemente inaugurado. Com capacidade para receber um público de até 20 mil pessoas, é um espaço aberto, dentro do parque de eventos, onde são realizados shows, feiras e exposições.Outro espaço beneficiado, a Praça José Roberto, no Bairro Tropical, foi toda reurbanizada. O local ganhou ainda uma quadra de esportes coberta e um campo de futebol soçaite, com grama sintética.


Há mais tempo foram entregues a urbanização da Praça João, no Bairro Mina, e de uma praça de grama sintética do Bairro Puri. Falta apenas terminar a urbanização e o ordenamento da Praça dos Estudantes, no centro. As obras estão praticamente concluídas.

 


  • Fotos

  • CALCADAO NILOPOLIS JUL-12.jpg

    12 fotos | Somando Forças | Obras | Vice-governador | 25/07/2012

    FOTOS - Somando Forças Nilópolis



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES