Turismo

Notícias

Turismo

Ministério do Turismo premia Programa de Integração da Setur-RJ/TurisRio

 06/12/2018 - 11:43h - Atualizado em 06/12/2018 - 11:43h

Projeto foi vencedor na categoria "Qualificação e Formalização no Turismo"


O Programa de Integração com os municípios, da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/TurisRio, foi um dos vencedores do Prêmio Nacional do Turismo 2018, na categoria “Qualificação e Formalização no Turismo”. Realizado pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo, o prêmio tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas e casos de sucesso do turismo e profissionais que inovam ou trabalham de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país.

 

Nilo Sergio Felix, secretário de Estado de Turismo, recebeu o prêmio em cerimônia realizada na noite de ontem, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Na ocasião, ele ressaltou a importância do projeto da Setur-RJ/TurisRio, para promover e fortalecer a interação e parceria com os gestores e técnicos municipais de turismo.

 

- Nossa preocupação à frente da Secretaria de Turismo do Estado sempre foi fortalecer o intercâmbio com os dirigentes da atividade no interior. O Programa de Integração, hoje premiado, foi baseado em três ações. A realização dos Fóruns Regionais de Fortalecimento do Turismo, a entrega do Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo e o oferecimento de Estágios de Familiarização. Desta forma, conseguimos, de uma forma consistente e abrangente, prestar apoio e assessoria técnica aos representantes do segmento em todas as regiões turísticas do Estado.

 

Nilo Sergio explicou que os Fóruns envolvem o setor público e privado, o trade turístico e a sociedade civil, a fim de promover e fortalecer a interação entre eles para o desenvolvimento de projetos e ações direcionadas para a potencialização do turismo no interior. Durante o evento é distribuído o Manual que contém informações sobre a estrutura, projetos e ações realizadas pela Setur–RJ/TurisRio, e norteadores para o desenvolvimento da atividade turística. Já o Estágio de Familiarização recepciona, na sede da Secretaria Estadual, representantes das secretarias municipais de turismo para intercâmbio de informações, assessoria técnica, orientações e atualizações.

 

Paulo Senise, Presidente da TurisRio - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, empresa vinculada à Setur-RJ, disse ser gratificante ter o trabalho de quatro anos reconhecido.

- A iniciativa foi criada a partir de uma dificuldade de recursos e, na sua simplicidade, conseguiu encurtar as distâncias, promover a interação e fortalecer a parceria entre as gestões municipais e o órgão estadual. Destaco, principalmente, a importante troca de conhecimento que o Estágio de Familiarização ofereceu, através da participação direta dos diretores e técnicos da TurisRio.

 

Entre os inúmeros resultados alcançados pelo Programa de Integração destacam-se o crescimento do número de municípios participantes do Mapa do Turismo Brasileiro, que passou de 71 para 89, totalizando a adesão de 96,74% dos municípios fluminenses; o aumento de solicitações à Setur/TurisRio para atualizações e orientações técnicas; e a resolução de diversos entraves ao desenvolvimento do segmento. É importante lembrar que, com o Programa de Integração, os representantes municipais se sentem prestigiados e o intercâmbio entre as esferas estadual e municipal dos 91 municípios do interior fluminense fica fortalecido, facilitando o incremento da atividade turística no Estado.

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES