Turismo

Notícias

Turismo

Trabalhadores vão aproveitar feriado no interior do Estado

 27/04/2018 - 12:58h - Atualizado em 27/04/2018 - 12:58h

Cidades fluminenses registram taxa de ocupação hoteleira superior a 70%


Feriado e temperaturas agradáveis. Esta é uma combinação que os turistas adoram. No interior do estado do Rio de Janeiro, além dessa mistura, festas e atrações vão animar ainda mais os visitantes que forem aproveitar a folga do dia do trabalho. Por conta disso, os hotéis do Estado já estão com bastante movimento. De acordo com a Associação Brasileira de Hotéis do Rio – ABIH - a ocupação deste ano está acima da registrada em 2017. No ano passado, a média foi de 68%, e, este ano, subiu para 71%.

 

A pesquisa também revelou que da maior parte dos turistas que se dirigirá ao interior do Estado, 90%, é proveniente do Rio de Janeiro. Para o Secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, essa é uma prova de que o trabalho, através do projeto Rio+3, está surtindo efeito.

 

- Desde 2015 nossa equipe vai aos pontos turísticos mais movimentados da cidade apresentar o interior aos visitantes e moradores. Nosso trabalho é mostrar os atrativos dos municípios e aguçar a curiosidade das pessoas por cidades localizadas a até três horas de distância da Capital. Estamos seguindo uma orientação da Organização Mundial do Turismo que constatou que o turismo de curta distância é o que mais cresce. É necessário trabalhar não apenas o mercado da Capital, como o dos estados fronteiriços, como São Paulo e Minas Gerais.

 

Petrópolis desponta na pesquisa com praticamente toda a rede hoteleira lotada. Até o momento 98% dos quartos estão reservados, mostrando que o trabalho que a cidade vem desenvolvendo em prol do incremento do turismo, está tornando o destino um dos preferidos dos turistas. Quem preferir se hospedar em Teresópolis pode aproveitar, também, a 3° edição do ‘Serveja’, um dos maiores eventos cervejeiros do interior do Estado. Ele começa no dia 28 de abril e vai animar o público até 1° de maio, no Parque Regadas, no centro. A programação conta com expositores gastronômicos, shows, espaço kids e muita cerveja artesanal.

 

Paraty, na Costa Verde, é outra cidade bastante procurada, registrando 94% de ocupação. Durante o feriado será inaugurada no município a exposição “A Mar, a espera Líquida”, na Casa de Cultura. Trata-se de um ensaio poético do universo imaginário de mulheres que amam homens do alto mar, embarcados em navios. Além disso, o município ainda oferece aos turistas diversos passeios históricos e atividades ao ar livre. Angra dos Reis, outro destino da região muito apreciado pelos turistas, está com 64,5% de procura.

 

A região de Agulhas Negras registra 70% de reservas, com a procura se concentrando em Penedo. Outro destaque é Visconde de Mauá, distrito de Resende, que tem, até o momento, 90% de ocupação. O Vale do Café, ideal para quem prefere aproveitar dias tranquilos nos hotéis fazenda da região, está com 60%.

 

Na Costa do Sol, que atrai os visitantes pelas inúmeras praias, Cabo Frio está com 60% de quartos reservados e Búzios com 65%. Em Macaé, os visitantes vão poder curtir a 4° edição do festival de Food Truck, na praia de Imbetiba, que acontece do dia 27 a 29 de abril. Além de boa comida e espaço para as crianças, os turistas que estiverem presentes ainda vão poder curtir uma boa música.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES