Turismo

Notícias

Turismo

Representantes do turismo do Rio de Janeiro comemoram visto eletrônico

 31/01/2018 - 16:55h - Atualizado em 31/01/2018 - 16:56h

Medida vai possibilitar o incremento no fluxo de turistas estrangeiros


Aumentar o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil. Com este objetivo foi lançado, esta manhã, em solenidade no Forte de Copacabana, comandada pelo deputado federal Otávio Leite em parceria com o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o visto eletrônico para quatro países considerados importantes emissores de visitantes para o país. A partir de agora, todo o processo para retirar o visto pode ser feito de forma remota, website ou aplicativo de celular, com prazo de até 5 dias úteis para ser concedido, caso não haja nenhum impedimento.

 

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, comemorou a conquista e disse que há décadas trabalhava por essa facilitação da entrada de turistas estrangeiros no Brasil.

 

- O Rio de Janeiro tem muito o que comemorar. Trinta e quatro por cento dos 6 milhões de turistas que visitam o Brasil, passam pelo nosso Estado. A conquista do E-Visa vai, com certeza, representar um importante incremento de visitantes no nosso Estado. Nossa expectativa é dobrar o número de turistas para o nosso destino.

 

O deputado federal Otávio Leite, autor do requerimento do visto eletrônico na Câmara dos Deputados, destacou o esforço do Congresso, da iniciativa pública e privada para conseguir a flexibilização dos vistos.

 

- São 20 anos nesta luta para facilitar a entrada de turistas que querem conhecer o Brasil e essa iniciativa será um grande impulso para o turismo receptivo internacional. No ano passado, recebemos 570 mil americanos e nossa expectativa é dobrar esse número em dois anos.

 

Durante o evento o conselheiro da Divisão de Imigração do Itamaraty, Paulo Gustavo Lansen de Sant’ana, fez uma apresentação, mostrando a importância do visto eletrônico para o crescimento do turismo no Brasil.

 

- O visto é fruto da Lei nº 13.445 de 21 de novembro de 2017, referente às novas normas de imigração. O documento, agora concedido via eletrônica, permite a entrada de pessoas que desejem permanecer até 90 dias no país. Os países contemplados são Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, responsáveis por 63,74% das solicitações de vistos para o Brasil.

 

Durante a apresentação da plataforma de solicitação do visto eletrônico, o conselheiro da Divisão de Imigração do Itamaraty, Paulo Gustavo Sant´ana, destacou que nos últimos 5 dias, quando o visto eletrônico entrou em vigor nos Estados Unidos, já foram registradas mais de três mil solicitações.

 

Para o Vice-Presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, o incremento do fluxo de turistas estrangeiros é vital para o Brasil.

 

- Nós temos o potencial de conquistar um destaque ainda maior no turismo internacional e agora conseguimos as ferramentas para isso. O incremento do fluxo de turistas estrangeiros é vital para o Brasil e, especialmente para o Rio de Janeiro, que tem a rede hoteleira mais moderna do país. A abertura vem em boa hora, quando o turismo protagoniza a retomada da economia carioca.

 

Sonia Chami, presidente do Rio Convention Bureau, destacou que, em 2016, os turistas americanos foram responsáveis por injetar na economia carioca cerca de US$ 248 milhões (dólares).

 

- Anualmente, a capital fluminense recebe, em média, 250 mil turistas dos Estados Unidos, que hoje ocupam a segunda posição no ranking dos principais mercados emissores internacionais, atrás apenas dos argentinos. Devemos lembrar que os americanos mantêm o quesito viagem em seu orçamento anual, sendo um dos que mais gastam e permanecem por mais tempo em seu destino de férias. Com a facilidade do visto eletrônico, a expectativa é aumentar em pelo menos 20% a entrada destes visitantes em nossa cidade e, por consequência, a receita deixada por eles.

 

A presidente da ABAV-RJ, Cristina Fritsch, ressaltou a força do turismo e a importância de facilitar a entrada de turistas estrangeiros no País.

 

- O turismo é o segmento que mais cresce no mundo e a implantação do visto eletrônico é uma ótima estratégia para atrairmos esse público. Para se ter uma ideia dos benefícios desta medida, no último mês foi registrado um aumento de 30% na solicitação de vistos pelos australianos. Temos que comemorar e agradecer ao Otávio Leite pelo incansável trabalho em prol do setor.

 

Participaram da solenidade representantes de todas as entidades de classe do turismo do Rio de Janeiro, os cônsules dos países contemplados pelo E-Visa e o embaixador americano, P. Michael Mckinley. As solicitações para a concessão do visto devem ser feitas pelo site www.vfsglobal.com/Brazil-eVisa, pelo endereço https://formulario-mre.serpro.gov.br ou pelo aplicativo.

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES