Turismo

Notícias

Turismo

Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo chega à Costa Doce

 13/09/2017 - 14:06h - Atualizado em 13/09/2017 - 14:06h

Esta é a décima região turística a receber o evento


O Cine Teatro de São João da Barra foi a sede do turismo da Costa Doce, nesta quarta feira. No local foi realizado o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Representantes da iniciativa privada e do setor público dos municípios de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana participaram do evento que contou com cerca de 100 representantes da atividade turística regional.

 

Na ocasião, a equipe da Setur-RJ/TurisRio, liderada pelo subsecretário de estado de Turismo, Anderson Moura, fez diversas apresentações sobre as ações e projetos das diretorias que compõem o órgão estadual. A intenção do Fórum é ampliar a sintonia com os dirigentes municipais a fim de agilizar o incremento da atividade turística da Costa Doce.

 

Para Anderson Moura o entrosamento promovido durante os fóruns tem sido primordial para acelerar projetos já alinhavados e promover a união regional.

 

- O Fórum desperta nos municípios a importância de desenvolver o turismo local, mas principalmente o regional. As dificuldades econômicas neste momento são notórias. É a hora de nos reinventarmos e nos unirmos e, através do trabalho integrado e ações e projetos coletivos, levar o turismo a um patamar especial. O turismo é geração de empregos e renda. É movimentação na economia.

 

Já o Vice-Prefeito de São João da Barra, Alexandre Rosa, agradeceu a realização do Fórum no município e ressaltou o potencial turístico da cidade.

 

- Em São João da Barra nós temos natureza exuberante, favorecendo o ecoturismo, um turismo religioso muito forte, além de destaque no segmento cultural e histórico. Esperamos, após a realização do Fórum, dar uma tacada a mais para fortalecer a atividade.

 

Durante o evento, representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como Assembleia Legislativa e Departamento de Transportes Rodoviários, também fizeram exposições, deram sugestões e apresentaram ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades. A prefeita de são João da Barra, Carla Maria M. dos Santos, fez questão de participar do final do evento.

 

- Peço desculpas pela hora, mas estava com uma agenda complicada hoje. Eu acredito que a melhor opção ou talvez a única é unir forças. Se a gente apresenta um projeto que vai atender vários municípios, ele terá muito mais valor. Peço aos secretários e dirigentes do turismo da nossa região que formemos um grupo de estudos e trabalho para desenvolver a atividade juntos, porque unidos somos mais fortes.

 

Como vem acontecendo em todos os Fóruns já realizados, os representantes dos municípios presentes receberam o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. A publicação, produzida pelos técnicos da Setur-RJ/TurisRio, tem como objetivo apoiar estudos, a organização e a estruturação do setor turístico. A ideia é que o livro auxilie, especialmente, os gestores municipais que estão em início de gestão, orientando ações e projetos direcionados ao incremento da atividade.


 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES