Turismo

Conheça a Secretaria



Criada em 30 de dezembro de 2010, através do decreto nº 42.777, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e integrado do turismo, potencializando a política econômica e social do Estado.

 

Destaque entre as atividades econômicas emergentes, o turismo apresenta perspectivas muito positivas em diferentes segmentos, o que é refletido em geração de empregos e renda, resultando em sólida contribuição para o avanço social.

 

Diante de tal realidade, a Secretaria de Estado de Turismo tem como propósito buscar a integração sustentável do setor, com diálogo direto entre as diferentes esferas de governo e iniciativa privada, ampliando ainda a gama de políticas públicas voltadas à qualificação de mão de obra, de serviços e de produtos turísticos no Rio de Janeiro.

 

Focada na valorização do turismo regional, a Secretaria de Estado de Turismo atua na manutenção da gestão descentralizada, apoiando o fortalecimento de instâncias de governança local. Suas atividades visam o fortalecimento das ações com vistas à potencialização do fluxo de visitante nas cidades do interior do estado e capital, através do desenvolvimento de conceitos e produtos que representem as características culturais, históricas e geográficas de cara região turística.

 

As demanda de políticas públicas criadas e fomentadas pela Secretaria de Estado de Turismo tem o suporte técnico e operacional da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – TurisRio. A empresa atua na aplicação direta do conjunto de ações e projetos junto ao trade e aos demais parceiros do turismo fluminense. As campanhas de promoção dos atrativos e peculiaridades turísticas são direcionadas aos mercados emissores de visitantes, incluindo território nacional e internacional.

 

Compõem ainda a estrutura organizacional o Conselho Estadual de Turismo, presidido pelo secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, e constituído por 54 instituições de variados segmentos, ligados à infraestrutura logística do estado; além do Fórum Estadual de Secretários Municipais de Turismo – FEST.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES